Press "Enter" to skip to content

Artistas abrem retomada do chorinho na Estação Ferroviária, em Goiânia

Nesta sexta-feira (5), a partir das 19h, a Antiga Estação Ferroviária de Goiânia receberá a volta do chorinho na capital. As atrações são João Garoto e Grupo Brasileirinho, seguidos pela banda Nóys é Nóys. O Diário do Estado entrou em contato com os artistas, que revelaram empolgação pela retomada do evento cultural.

O chorinho voltará a ser realizado após quase dois anos de inatividade por conta da pandemia de Covid-19. A atração, inclusive, seguirá os protocolos de proteção contra o vírus. Organizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento acontecerá de forma gratuita. O formato é um pouco diferente. Antes, ele ocorria fixamente no Grande Hotel. Agora, está sendo roteirizado de forma itinerante e em período quinzenal. Os primeiros shows serão na Antiga Estação Ferroviária, e depois passarão para o Setor Universitário e outros bairros.

A primeira atração do chorinho

João Garoto e Grupo Brasileirinho
João Garoto e Grupo Brasileirinho / Foto: Divulgação

O show que iniciará a retomada do chorinho em Goiânia será protagonizado por João Garoto e Grupo Brasileirinho, às 19h. Há mais de três décadas no mercado musical goianiense, a motivação da banda é dar sequência ao legado do gênero. “A expectativa é das maiores. Com essa retomada do chorinho, eu diria que é uma das atitudes mais importantes para a cultura goiana ultimamente. Lembrando que esse projeto começou em 2003 e eu fui do primeiro grupo que participou. O Grupo Brasileirinho eu fundei há 30 anos, é um dos mais antigos e assíduos dos órgãos de divulgação cultural de Goiânia”, conta João Garoto.

No primeiro mês, o chorinho passará pelo Centro da cidade, sendo transferido em dezembro para o Setor Universitário. A intenção do chorinho é estar sempre mudando de lugar para que diferentes pessoas tenham a oportunidade de conhecer a atração. “A gente ativa todos os músicos que vieram depois do Clube do Choro. Estamos muito felizes e com uma perspectiva muito boa. […] O chorinho itinerante vai mostrar para mais pessoas a arte que é mostrada aqui no Centro. Vamos fazer em Campinas, na Praça Universitária, estamos nesta nova etapa”, continua João Garoto.

Além disso, o artista acredita que o evento será primordial para as futuras gerações. “Têm músicos muito novos que vão estar. Isso quer dizer que foi uma árvore plantada que frutificou muito, trazendo uma leva de músicos mais jovens, e hoje essa turma está tocando. A volta desse choro vai fortificar muito mais as novas gerações com uma ação cultural diferenciada”, conclui.

Mais música pela frente

Nóys é Nóys
Nóys é Nóys / Foto: Arquivo pessoal

Depois do show de João Garoto e Grupo Brasileirinho, a banda Nóys é Nóys assumirá o palco na faixa das 20h15. “É um dia muito emocionante para mim e todos nós músicos da cena do samba e do chorinho em Goiânia. Tenho a oportunidade junto aos meus companheiros de reabrir esse projeto tão querido pelos goianienses. […] É como se estivéssemos renascendo”, destaca o vocalista Xexéu. Segundo ele, durante o concerto a banda tocará músicas de artistas como Chico Buarque, João Bosco, Aldir Blanc, Noel Rosa, Cartola, Paulinho da Viola, João Nogueira, Zeca Pagodinho e Almir Guineto, entre outros.