Press "Enter" to skip to content

Artistas pedem que Biden não feche acordos com Bolsonaro

Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden recebeu uma carta aberta de 36 artistas, nacionais e internacionais, pedindo que não feche acordos com o Brasil sem antes dialogar com povos indígenas e comunidades tradicionais da Bacia Amazônica, com governos estaduais e a sociedade civil.

Na carta assinada por celebridades como Kate Perry, Roger Waters e Gilberto Gil, os artistas dizem compartilhar das preocupações de Biden “de que ações urgentes devem ser tomadas para enfrentar as ameaças à Amazônia, ao nosso clima e aos direitos humanos“, mas afirmam que “um acordo com o Bolsonaro não é a solução”.

“Desde que Bolsonaro assumiu o cargo em janeiro de 2019, a legislação ambiental foi sistematicamente enfraquecida e as taxas de desmatamento triplicaram. As terras indígenas, que são as mais protegidas da Amazônia, foram invadidas, desmatadas e queimadas impunemente. Os direitos dos povos indígenas, guardiões da floresta, foram violados por Bolsonaro e seu governo”, diz um trecho do texto.

Os artistas desejam que o presidente só libere fundos ao país quando “o desmatamento seja verdadeiramente reduzido, os direitos humanos sejam respeitados e a participação significativa da sociedade civil seja atendida”.