O outono já chegou trazendo frentes frias e diminuindo as temperaturas em todas as regiões do Brasil. Que o sul é a região mais conhecida pelas baixas temperaturas não é novidade, mas vocês sabem em quais cidades brasileiras os termômetros marcam as temperaturas mais geladas? Nós preparamos uma lista com as 10 cidades mais frias do país, separem as cobertas e os casacos e venham conferir!
10. São Bento do Sul
Localizado no Planalto Norte do estado de Santa Catarina, o município tem população estimada de 85.421 habitantes. Colonizada por europeus, São Bento do Sul, manteve as tradições de seus antepassados na arquitetura e na gastronomia, além disso, o município possui muitos parques e belezas naturais. Durante o inverno, a temperatura gira em torno de 12°C, à noite, os termômetros podem registrar temperaturas negativas, ocasionando geadas na cidade.
9. Campos do Jordão
Localizado na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, Campos do Jordão engloba uma cidade com o mesmo nome, onde a arquitetura de estilo suíço chama a atenção dos turistas, e o Parque Estadual de Campos do Jordão, à nordeste. Um terço do município é composto pelas florestas de pinheiros do parque e pelas montanhas, que garantem à cidade o título de mais fria do Estado de São Paulo. Entre junho e agosto, os termômetros ficam em torno dos 11°C, atingindo até 2°C durante a madrugada.
8. Monte Verde
A 1.555 metros de altitude, com clima frio e belas paisagens, o Distrito de Monte Verde localizado na Serra da Mantiqueira (na divisa entre Minas Gerais e São Paulo), todos os anos registra as menores temperaturas de Minas Gerais, chegando a 2°C.
7. Inácio Martins
Localizado a 1.198 metros de altitude, na Serra da Esperança, o município é o mais alto do Paraná, e possui hoje cerca de 11 mil habitantes. Nos meses mais frios, a temperatura média na cidade é de 10ºC, porém os termômetros já chegaram a registrar durante o inverno -4,5ºC.
6. São Gabriel
O município localizado no estado do Rio Grande do Sul, tem atualmente cerca de 62 mil habitantes e é conhecida também como “Terra do Marechais”, sendo um dos principais berços da cultura, história e tradição gaúcha. Durante o inverno, o município registra média de 8°C, podendo atingir facilmente temperaturas abaixo de 0°C.
5. Urubici
Com cerca de 11 mil habitantes, em um dos pontos mais altos de Santa Catarina, no Vale do Rio Canoas, o município de Urubici chama a atenção por suas belezas naturais incluindo cavernas, cânions, cachoeiras e montanhas. O Morro da Igreja, considerado o local mais frio do país, é a principal atração da cidade, durante o inverno, a temperatura média gira em torno de 6°C.
4. São Joaquim
Também no estado de Santa Catarina, a cidade de São Joaquim possui população estimada de 27 milhões de habitantes e é conhecida em todo o país pelas baixas temperaturas. Os termômetros da cidade já atingiram temperaturas próximas a -2,7°C, e basta a previsão do tempo indicar a possibilidade de neve para atrair os turistas. Além do frio, a cidade também encanta com suas vinícolas, plantações de maçãs e cerejas, e parques municipais.
3. São José dos Ausentes
Começando nosso Top 3 está a cidade de São José dos Ausentes. O município é o mais frio do Rio Grande do Sul registrando geadas constantes e neve quase todos os anos. Mesmo no verão, a temperatura média local é de 18 °C, nos meses de maio, junho e julho, o clima pode atingir -4°C. A cidade também abriga o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o “Pico”, com 1.403m de altitude, localizado na borda do cânion Monte Negro.
2. Bom Jardim da Serra
Na vice-liderança está a cidade de Bom Jardim da Serra localizada na Serra do Rio do Rastro, uma das paisagens mais bonitas de Santa Catarina. O clima da cidade já chegou a atingir -7,4°C, cobrindo a serra de neve. Com pouco mais de 4 mil habitantes, o município tem muitas atrações turísticas, como cânions e mais de 30 cachoeiras.
1. Urupema
Em primeiríssimo lugar, também no estado de Santa Catarina, a cidade mais fria do Brasil, Urupema, tem uma temperatura média de apenas 8° C. Em fevereiro, mês mais quente, o clima gira em torno dos 18°C. A 1425 metros de altitude, o município é um dos únicos no Brasil que registram a ocorrência de neve e fortes geadas.