Por Lígia Saba
Se você acha o verão em Goiânia é um dos mais quentes que existem, saiba que existem há lugares muito mais quentes ao redor do mundo, com temperaturas que ultrapassam os 50°C. Essa superelevação da temperatura é fruto de condições climáticas adversas, incluindo o famoso aquecimento global que, além de provocar um aumento na temperatura da atmosfera, também tem impacto em outros aspectos ambientais, como: enchentes, secas e elevação do nível do mar. Pensando nisso preparamos uma lista com dos dos lugares que registram as mais altas temperaturas do mundo.
10. Sulaibiya (Kuwait)
Em 2012, a cidade de Sulaibiya, a cerca de 30 quilômetros da Capital do Kuwait, registrou uma temperatura de 53,8°C. A capital do país apresenta tempestades de areia, e a população também suporta temperatura constante na casa dos 45ºC e 47°C.
9. Ghadamés (Líbia)
Gadamés ou Ghadames é um oásis na zona ocidental da Líbia. Está situado aproximadamente 550 quilômetros a sudoeste de Trípoli, perto das fornteiras com a Argélia e a Tunísia. A cidade é dividida entre nova e antiga, habitada por cerca de 7 mil pessoas e possui uma beleza impressionante. Ambas as regiões reservam temperaturas na casa dos 55°C. A zona antiga é rodeada por uma muralha e já foi considerada patrimônio Mundial da Unesco, além de possuir uma arquitetura resistente ao calor.
8. Kebilli (Tunísia)
Kebilli, na Tunísia, fica entre deserto do Saara e um oásis, sendo um local de grande relevância histórica. A região também é conhecida por ser um grande centro comercial. Em 1931, o local atingiu o maior pico de calor, com temperatura registrada em 55°C.
7. Queensland (Austrália)
Queensland é um estado australiano no nordeste do continente, com um litoral de aproximadamente 7.000 km de extensão. Sua Grande Barreira de Coral, o maior sistema de recifes de corais do mundo, abriga milhares de espécies marinhas. Rodeada de vegetação tropical e semi-desérticas a região abriga lindas paisagens. Toda essa beleza, no entanto, tem um porém: as altas temperaturas. O local já chegou a registrar 49°C.
6. Tombuctu (Mali)
Timbuktu fica em Mali e é uma cidade muito importante historicamente. Por fazer fronteira com o deserto do Saara, a cidade é rodeada por dunas e muita areia. É uma das regiões habitadas mais quentes do mundo. A maior temperatura registrada na cidade foi de 54,5°C.
5. Tirat Tsvi (Israel)
é uma cidade pertencente à área de HaZafon, no Distrito Norte, em Israel, sede de um kibutz muito importante para a agricultura desse país. Nessa pequena cidade foi registrada a temperatura recorde asiática de 53,9°C em 21 de junho de 1942.
4. Deserto Lut (Irã)
Deserto de Lute é um grande deserto de sal no sudeste do Irã e é o 25º maior deserto no mundo. Mesmo cercada por lagos, o que pode oferecer uma boa sensação de frescor, a região já registrou temperaturas de 70°C.
3. Wadi Halfa (Sudão)
Wadi Halfa, no Sudão, é uma cidade de extrema pobreza, que fica localizada no deserto do Saara, na fronteira com o Egito. As temperaturas média na região costumam atingir por volta dos 53°C.
2. Dallol (Etiópia)
A cidade de Dallol, na Etiópia, já registrou, nada mais nada menos, que 60°C. A proximidade com o vulcão Dallol é determinante para tanto calor. Com essa temperatura é fácil de entender porque a cidade é fantasma, de fato, não há sequer um só residente.
1. Al ‘Aziziyah (Líbia)
Azizia ou el-Azizia é uma pequena cidade e capital do distrito de Jafara, no noroeste da Líbia, a 41 quilômetros a sudoeste de Trípoli. Em 1992, a cidade de Al ‘Aziziyah, na Líbia, registrou impressionantes 57,8 °C, fazendo com que a região ganhasse o título de lugar mais quente do mundo. Apesar disso, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu, em 2017, que o Vale da Morte, na Califórnia, é o lugar mais quente do planeta. O deserto californiano, também, já registrou 57,8°C.