Press "Enter" to skip to content

As 10 cidades onde há mais ciclistas no mundo

Por Murilo Mendes Felipe

 

Muitos lugares tem como prioridade o transporte com as bicicletas, é o que aponta o site “Mental Floss”, que se baseiam no número de pessoas que as utilizam para locomoção. A maior parte dessa lista terá cidades europeias, onde o uso tem se tornado uma crescente.

O Rio de Janeiro é a única cidade latino americana que faz parte dessa seleção. São Paulo pode entrar em breve, pois anunciou que vai construir mais 173 km de ciclovias, ficando com um total de 676 km construídos.

Acompanhe agora as cidades que mais possuem ciclistas em todo o mundo.

 

10 – BUDAPEST – HUNGRIA

Os moradoras da Hungria podem circular por cerca de 200 km da cidade usando suas bicicletas, inclusive oferecendo vários tours guiados.

 

9 – BARCELONA – ESPANHA

A expansão tem crescido e os catalães estão oferecendo aluguéis de bicicletas por hora aos moradores.

 

8 – ESTRASBURGO – FRANÇA

Um fator que contribui para querer andar de bicicleta por lá é a beleza do lugar. Hoje, 8% da população se movimenta por biclicleta.

 

7 – RIO DE JANEIRO – BRASIL

Há 60 estações e 600 bikes espalhadas por todo o mapa urbano, oferecendo o serviço de aluguel por tempo indeterminado pelo valor de R$10.

 

6 – TÓQUIO – JAPÃO

Cerca de 14% da população japonesa costuma andar de bicicleta todos os dias, valendo-se que é um dos lugares mais populosos do mundo.

 

5 – MONTREAL – CANADÁ

Lá, são exatos 600 km de pistas para ciclistas. No verão, uma das grandes programações é andar de bike, contando também com um festival anual de bicicletas.

 

4 – BOULDER – ESTADOS UNIDOS

Há caminhos pelas ruas, pistas de contra-fluxo, ciclovias designadas, acostamentos pavimentados e com piso mais suave, para crianças.

 

3 – PORTLAND – ESTADOS UNIDOS

A cidade vem tentando melhorar ainda mais a circulação de bicicletas. O governo até distribuiu mapas de ciclovia e projetos para a população.

 

2 – AMSTERDÃ – HOLANDA

De acordo com as autoridades da cidade, há cerca de 800 mil bicicletas espalhadas por lá, ou seja, mais bikes do que pessoas.

 

1 – COPENHAGUE – DINAMARCA

As crianças são ensinadas a andar de bicicleta desde cedo por lá. Hoje, o costume abrange metade da população. Sem contar que cerca de 35% da população vai e volta do trabalho pedalando.