As 10 das maiores bandas de rock de todos os tempos

O dia 13 de julho é reconhecido como o Dia Mundial do Rock. Essa data foi escolhida em homenagem ao megaevento que aconteceu em 1985 com objetivo de acabar com a fome na Etiópia, o Live Aid. Embora seja oriundo dos Estados Unidos, esse estilo encontrou terreno fértil no Brasil. Pensando nisso, separamos 10 das maiores bandas de rock de todos os tempos, confira:

Led Zeppelin

Criada em 1968 em Londres, Led Zeppelin é considerado como um dos grupos de rock mais ousado, inovador, importante e influente da história da música. Com um som único, pesado e harmônico, foi um dos  precursores do havy metal. Além disso, esta banda conseguiu um impacto comercial significativo nas vendas de vários álbuns, como o Houses of the Holy (1973).

Guns N’ Roses

A banda se destaca pelo estilo único do hard rock, com som sólido e gritos vocais. Formada em Los Angeles em 1985, ela é um dos maiores sucessos musicais, com mais de 100 milhões de cópias comercializadas em todo o planeta, sendo 33 milhões do seu álbum Appetite for Destruction (1987). Atualmente, a banda conta com Dizzy Reed, Richard Fortus, Duff McKagan, Axl Rose, Slash, Melissa Reese e Frank Ferrer como integrantes.

The Beatles

Criada em 1960 na cidade de Liverpool, The Beatles foi considerada uma das melhores bandas de rock da Inglaterra. Formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, o grupo se destacou com uma mistura de vários estilos, inovando o rock e servindo de modelo para bandas contemporâneas.

Nirvana

Formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic, nirvana com certeza está entre as melhores bandas de todos os tempos, sendo grande influenciadora dos estilos atuais. Formada em 1987, ela atingiu o seu primeiro single, “Love Buzz”, em novembro de 1988.

AC/DC

formada em Sydney, Austrália, em 1973, a banda já vendeu mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo. Além disso, AC/DC tem o som mais empolgante e bem trabalhado do hard rock.

Iron Maiden

Fundada em 1975, a banda, formada pelo baixista Steve Harris, lançou seu primeiro álbum em 1980, obtendo um estrepitoso sucesso comercial. Além disso, com um estilo musical ousado, ela foi considerada pioneira no movimento que surgiu na década de 80, a New Wave of British Heavy Metal.

Pink Floyd

Considerada única, Pink Floyd se destacou por produzir um som diferente, com características notáveis e psicodélico. Fundado em Londres, em 1965, esta banda obteve grande sucesso com seu oitavo álbum, The Dark Side of the Moon, com 45 milhões de cópias comercializadas em todo o planeta.

The Rolling Stones

Fundada em 1962, os Rolling Stones são um dos grupos musicais mais bem sucedidos da história do rock, venderam mais de 250 milhões de álbuns no mundo inteiro. Outro grande feito está na turnê “A Bigger Bang Tour”, sendo uma das mais lucrativa na história do rock, com a arrecadação de 558 milhões de dólares.

Queen

https://www.youtube.com/watch?v=wBqMbefDgys

Surgido a partir do trio Smile, Queen alcançou sucesso mundial, marcando o rock com ritmo eclético e envolvente. Além disso, esta banda é o resultado da influência de grandes nomes, como Led Zeppelin, The Who e The Beatles.

Aerosmith

Com estilo único enraizado no hard rock  e no blues, a banda foi considerado por muitos como um divisor de águas no mundo do rock. Além disso, Aerosmith vendeu 160 milhões de álbuns ao redor do mundo, emplacando diversos sucessos e ganhando inúmeros prêmios musicais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp