A feira representa um fenômeno social, cultural e econômico, que se origina de multidões e barracas, de onde diversos tipos de produtos como alimentos, roupas, calçados, decoração para casa e artesanato, são vendidos na rua com o objetivo de oferecer preços mais baixos. As feiras surgiram na idade média com efeito e o aumento de renda, foram se tornando um importante canal de distribuição comercial e uma forma de comunicação popular, sendo caracterizada pelo encontro de pessoas as quais se reuniam em algum lugar pré-determinado da cidade, com o intuito de vender seus produtos à população ou mesmo realizar trocas.
Confira agora as 10 feiras mais famosa no mundo
Por: Barbara Zani
10- Grand Bazaar – Istambul
Um dos maiores e mais antigos mercados fechados no mundo contém 61 ruas cobertas com mais de 3 mil lojas. O famoso Grand Bazar é um dos símbolos de Istambul, recebendo entre 250 e 400 mil visitantes por dia.
9- Queen Victoria Market – Melbourne
Uma das principais atrações turísticas de Melbourne, o local é visitado por inúmeros moradores e turistas diariamente. Com aproximadamente sete hectares, a feira é considerada o maior mercado ao ar livre no Hemisfério Sul.
8- Camden Lock Market – Londres
Localizado no bairro mais rock’n’roll de Londres e seu famoso mercado atrai mais de 100.000 turistas todo final de semana. por lá você encontra o melhor do artesanato local, arte contemporânea, livros interessantes, roupas novas e usadas e, claro, boa cerveja.
7- Marché Bastille – Paris
Situada na Praça de La Bastille, a feira é um verdadeiro paraíso de rua lá você encontra produtos e alimentos da mais alta qualidade a preços acessíveis, para francês nenhum botar defeito!
6- Tristan Narvaja – Uruguai
A Tristan Narvaja acontece há mais de cem anos durante todos os domingos em Montevideo. Trata-se de um verdadeiro mercado onde se vende de tudo: de frutas e legumes a antiguidades e quinquilharias.
5- Feria de San Pedro Telmo – Buenos Aires
A Feria de San Telmo é famosa pela venda de antiguidades e curiosidades. Por lá, você encontra os mais diversos suvenires, além de antiquários e brechós. Artistas de rua com suas orquestras de tango e ótimos bares também fazem a fama do local.
4- Neighbourgoods Market – Cidade do Cabo
Funcionando em uma fábrica desativada o local conta com lojas, restaurantes, mercado e muita música. Ótimo para fazer uma boquinha e garantir bugigangas.
3- Chatuchak Weekend Market – Bangkok
O maior mercado da Tailândia contém quase 15 mil barracas e é visitado por cerca de 200 mil pessoas por dia. É também uma das principais atrações turísticas de Bangkok.
2- Feira Benedito Calixto – São Paulo
A Feira da Praça, que existe desde 1987, é um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte do calendário turístico e de lazer de São Paulo. A feirinha conta com a participação de 320 expositores, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades, além da praça de alimentação.
1- Rialto Market, Veneza, Itália
Datado no século 11, atualmente esse mercado está à margem do Grande Canal, não muito longe da famosa Ponte Rialto – uma das pontes mais famosas do mundo. O mercado, juntamente com a ponte, é uma das atrações mais populares dos turistas em Veneza