Por Murilo Mendes Felipe
É a famosa história do acaso. Muitos alimentos, remédios ou mesmo objetos aleatórios foram criados para uma finalidade, mas depois acabaram descobrindo outras potencialidades para eles. Temos como exemplo os refrigerantes, as batatas fritas ou mesmo aqueles salgadinhos que as crianças tanto gostam. E são alguns desses acasos que vamos mostrar agora. Confira.
10 – COCA COLA
Esse produto foi inventado para ser um estimulante, vendido em farmácias para tratar dores de cabeça e aliviar a ansiedade. A bebida foi vendida como tônico, em uma farmácia de Atlanta, e só se tornou o refrigerante que conhecemos após 1899.
9 – BATATA CHIPS
O chef do hotel Moon’s Lake, em Nova York, estava irritado com um cliente pois ele reclamava que as batatas eram muito encharcadas. Após isso, ele decidiu sacanear o cliente cortando-as bem fininhas e fritando. Isso acabou dando certo e ainda agradou o cliente.
8 – CEREAL MATINAL (TIPO SUCRILHOS)
Os irmãos John Harvey Kellogg e Will Keith Kellogg acabaram deixando uma massa de trigo descansando tempo demais e ela ressecou. Ao invés de jogar fora, eles prensaram a massa para fazer folhas de pão. Conseguiram flocos que assados viraram protótipo do que vemos hoje.
7 – PALITO DE FÓSFORO
Um acidente vivenciado pelo químico inglês ao perceber que o palito que usava para mexer uma mistura acabou pegando fogo ao ser raspado contra o chão de pedra.
6 – COOKIES DE CHOCOLATE
Uma responsável pela cozinha de uma pousada nos EUA percebeu que não tinha chocolate em pó para os biscoitos. Usou pedaços do doce em barra achando que derreteriam e se misturariam a massa, mas não aconteceu. Acabou saindo cookies com gostas de chocolate.
5 – MICROONDAS
Ao trabalhar num radar de micro-ondas, Spencer notou que o aparelho emitira calor. Quando testou o princípio numa barra de chocolate, viu que ela havia derretido. Após testes, usou o princípio para criar um novo tipo de forno.
4 – PICOLÉ
Em 1905, uma criança de apenas 11 anos chamada Frank Epperson, acabou esquecendo um refresco num copo com palito na varanda. No outro dia, havia congelado e foi então que descobriu o picolé. Foi patenteado em 1923.
3 – VIAGRA
Ao testar medicamentos contra a angina, uma doença que estreita as veias que levam sangue ao coração, determinada empresa farmacêutica notou que as veias estavam sendo estimuladas, mas não eram as do coração.
2 – RAIO X
Ao trabalhar num tubo com raios catódicos, o físico Wilhelm Conrad Röntgen foi avisado pelo ajudante que mesmo coberto o tudo iluminava a parede com uma luz verde. Nomeou o raio como “X” e depois descobriu que ele podia ser capturado em filmes fotográficos.
1 – SUPER BONDER
A invenção aconteceu quando o químico Harry Coover tentava inventar miras e plástico para armas. Acabou gerando uma meleca que grudava em tudo e somente 6 anos depois ele decidiu criar uma cola adesivo com essa meleca.