Por Murilo Mendes Felipe
A natureza é mesmo incrível. Possivelmente você já tenha visto alguma árvore muito grande e ficou a admirar, não é mesmo? Mas, tratando dessas que vamos te apresentar, talvez seja total surpresa. Teoricamente, a altura máxima das árvores está entre 122 e 130 metros.
Antigamente atingiam alturas ainda maiores, mas as que restam hoje em dia não ficam tão atrás. Conheça as 10 maiores árvores do mundo.
1 – King Stringy: 86 metros
Saudem todos o Rei! Embora o King Stringy possa parecer mais um personagem de desenho animado do que uma árvore, esta bela corda castanha (Eucalyptus obliqua) pode ser encontrada na Tasmânia, Austrália. Estas árvores, e esta em particular, são nomeadas por sua casca grossa e fibrosa, como você pode ver na foto acima.
9 – Alpine ash in Florentine Valley: 87,9 metros
Um imponente exemplo de Eucalyptus delegatensis, como o retratado acima, pode ser encontrado na Tasmânia, Austrália, em uma área conhecida por suas florestas antigas.
8 – Neeminah Loggorale Meena: 90,7 metros
Outro membro da família dos eucaliptos, essa goma azul em>Eucalyptus globulus também mora na Tasmânia, Austrália. Como apontado por Gatis Pavils em wondermondo.com, essa gema gigante de uma goma azul é quase perigosamente próxima a áreas claras, como visto acima. “Felizmente nesse caso”, escreve Pavlis, “as leis de conservação da natureza conseguiram salvar essa árvore do corte – a Tasmânia Florestal segue a regra de que árvores acima de 85 m de altura são poupadas do corte…”.
7 – White Knight: 91 metros
Há realmente um grupo de noites brancas, um grupo de gomas de maná super altas (Eucalyptus viminalis) que tem chamado a Evercreech Forest Reserve na Tasmânia, Austrália, sua casa por cerca de 300 anos. A Tasmânia parece ser um paraíso para eucaliptos super altos.
6 – Yellow meranti no Bornéu: 94,1 metros
Este incrível exemplo de Shorea faguetiana pode ser encontrado na Área de Conservação do Vale do Danum, em Sabah, na ilha de Bornéu. Tem um irmão mais ou menos alto da Malásia (foto acima), sobre o qual já escrevemos anteriormente: A árvore mais alta dos trópicos descoberta na Malásia.
5 – Unnamed giant sequoia: 95,7 metros
Algumas sequóias gigantes raras (Sequoiadendron giganteum) cresceram mais de 300 pés de altura, mas é a circunferência gigante da sequóia que a diferencia. Eles normalmente têm mais de 20 pés de diâmetro e até 35 pés de diâmetro – e, na verdade, a maior árvore do mundo em volume é o General Sherman, acima, uma sequóia gigante, com um total de 52.508 pés cúbicos! Como é impressionante, então, que um desses anciãos gigantes, encontrado na Floresta Nacional Sequoia da Califórnia, também é uma das árvores mais altas do planeta. Leia mais sobre esses dínamos aqui: 16 fatos espetaculares sobre sequóias gigantes.
4 – Raven’s Tower: 96,7 metros
Localizado algures no Prairie Creek Redwoods State Park da Califórnia (foto acima), a localização exacta deste imponente abeto sitka (Picea sitchensis) permanece um segredo, uma cortesia oferecida pelos silvicultores a uma série de árvores superlativas. Outras árvores notáveis nesta floresta de gigantes incluem Big Tree, Corkscrew Redwood e Cathedral Trees.
3 – Doerner Fir: 99,7 metros
O Abeto Doerner é o pescoço e pescoço com o número dois abaixo, competindo pelo status de árvore não-vermelha mais alta do planeta. Este abeto Douglas costeiro de 500 anos de idade cresce em uma posição de crescimento antigo remanescente no lado leste do Condado de Coos no Oregon; um estado em que a maioria das maiores e mais antigas árvores foram derrubadas no frenesi da exploração madeireira.
2 – Centurion: 99,82 metros
Centurião, em Arve Valley, na Tasmânia, Austrália, é a árvore individual mais alta do mundo conhecida como Eucalyptus regnans, o que significa que é a árvore mais alta das espécies de árvores mais altas do mundo. Que é uma reivindicação muito especial para a fama, que esta árvore tem sua própria página no Facebook diz muito sobre a sua popularidade.
1 – Hyperion: 115,92 metros
Ah, o avô de todas as árvores altas: Hipérion! Este notável pau-brasil costeiro (Sequoia sempervirens) foi descoberto em 2006 e é tão alto que seu topo não pode ser visto. Vivendo em um local secreto no Redwood National Park, Califórnia, vive entre outros espécimes notáveis, incluindo Helios em 374,3 pés (114,1 metros), Icarus em 371,2 pés (113,1 metros) e Daedalus em 363,4 pés (110,8 metros). Você pode ler muito mais sobre essas maravilhas arbóreas aqui: 11 fatos sobre o pau-brasil da costa, as árvores mais altas do mundo.