As 10 maiores estátuas do mundo

Quando falamos de obra de escultura, a Estátua da Liberdade é, sem dúvida, uma das mais conhecidas do globo. Localizada no porto de Nova Iorque, ela foi projetada como símbolo de autodeterminação do povo norte-americano. Embora seja famosa, muitos acreditarem erroneamente que ela é a maior do mundo, com 46,50 metros. Para saber mais sobre o assunto, separamos as 10 estátuas mais altas do planeta, confira:

10° Nascimento de um Novo Mundo

Fundada em 2016, esta estatua é a mais alta da América do Norte, com 82 metros de altura. A peça foi montada para representar a bravura e coragem de Cristóvão Colombo ao chegar na América em 1942. Nesta época, o mar era visto como um local cheio de criaturas demoníacas e perigosas, alimentada pela imaginação de muitos.

9° Estátua da Pátria Mãe

A Rússia possui uma das maiores estátuas do mundo, com 92 metros de altura: a Estátua da Pátria Mãe. Este monumento foi fundado em 2008 com objetivo de representar a Batalha de Stalingrado.

8° Grande Buda da Tailândia

Buda é o nome popular dado a Siddharta Gautama. Este homem foi um grande líder religioso que viveu na Índia e propagou ideias que originaram no budismo. Em sua homenagem, foi erguido uma estátua na Tailândia com 92 metros de altura.

7° Estátua de Pedro, o Grande

Em moscou, na Rússia, encontramos a estátua Pedro, o Grande. Além de expressar luxo e beleza, este maravilhoso monumento entrou na lista com uma altura de 96 metros.

6° Guanyin de Mil Mãos e Mil Olhos

Para representar Avalokiteshvara, os chineses ergueram uma estátua de 99 metros de altura em 2009. Com um cunho religioso, a obra se tornou muita conhecida no mundo todo, estando entre as mais altas.

5° Sendai Daikannon

Esta é a segunda estátua mais alta do Japão, com 100 metros. Fundada em 1991, ela representa uma deusa que, de acordo a cultura asiática, está associada a compaixão.

4° Buda de Ushiku

Também conhecida como Ushiku Arcadi, a estátua representa um dos Cinco Budas da Meditação. Famosa no planeta todo, ela proporciona uma vista incrível por ser rodeada por um lindo jardim. Além disso, é um dos grandes destaques de nosso ranking, com 100 metros de altura.

3° Buda Gautama de Laykyun Setkyar

Na Birmânia encontramos o monumento Laykyun Setkayar, com 116 metros de altura. Fundada em 2008, a obra é referência em perfeição e magnificência. Só para ter uma ideia, levou 13 anos para ser concluída.

2° Buda do Templo da Primavera

Com 129 metros de altura temos Vairochana, um buda que é constantemente conhecida como a reencarnação dharmakāya na doutrina dos três kayas. Entre os Cinco Budas da Meditação, este personagem é vista como o Buda do Centro.

1° Estátua da Unidade

Possuindo 182 metros de altura, a estátua localizada em Gujarat, Índia, é a maior do mundo. Fundada em 2018, o monumento foi construído com objetivo de homenagear Vallabhbhai Patel.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp