As 10 maiores estátuas do mundo

Quando falamos de obra de escultura, a Estátua da Liberdade é, sem dúvida, uma das mais conhecidas do globo. Localizada no porto de Nova Iorque, ela foi projetada como símbolo de autodeterminação do povo norte-americano. Embora seja famosa, muitos acreditarem erroneamente que ela é a maior do mundo, com 46,50 metros. Para saber mais sobre o assunto, separamos as 10 estátuas mais altas do planeta, confira:

10° Nascimento de um Novo Mundo

Fundada em 2016, esta estatua é a mais alta da América do Norte, com 82 metros de altura. A peça foi montada para representar a bravura e coragem de Cristóvão Colombo ao chegar na América em 1942. Nesta época, o mar era visto como um local cheio de criaturas demoníacas e perigosas, alimentada pela imaginação de muitos.

9° Estátua da Pátria Mãe

A Rússia possui uma das maiores estátuas do mundo, com 92 metros de altura: a Estátua da Pátria Mãe. Este monumento foi fundado em 2008 com objetivo de representar a Batalha de Stalingrado.

8° Grande Buda da Tailândia

Buda é o nome popular dado a Siddharta Gautama. Este homem foi um grande líder religioso que viveu na Índia e propagou ideias que originaram no budismo. Em sua homenagem, foi erguido uma estátua na Tailândia com 92 metros de altura.

7° Estátua de Pedro, o Grande

Em moscou, na Rússia, encontramos a estátua Pedro, o Grande. Além de expressar luxo e beleza, este maravilhoso monumento entrou na lista com uma altura de 96 metros.

6° Guanyin de Mil Mãos e Mil Olhos

Para representar Avalokiteshvara, os chineses ergueram uma estátua de 99 metros de altura em 2009. Com um cunho religioso, a obra se tornou muita conhecida no mundo todo, estando entre as mais altas.

5° Sendai Daikannon

Esta é a segunda estátua mais alta do Japão, com 100 metros. Fundada em 1991, ela representa uma deusa que, de acordo a cultura asiática, está associada a compaixão.

4° Buda de Ushiku

Também conhecida como Ushiku Arcadi, a estátua representa um dos Cinco Budas da Meditação. Famosa no planeta todo, ela proporciona uma vista incrível por ser rodeada por um lindo jardim. Além disso, é um dos grandes destaques de nosso ranking, com 100 metros de altura.

3° Buda Gautama de Laykyun Setkyar

Na Birmânia encontramos o monumento Laykyun Setkayar, com 116 metros de altura. Fundada em 2008, a obra é referência em perfeição e magnificência. Só para ter uma ideia, levou 13 anos para ser concluída.

2° Buda do Templo da Primavera

Com 129 metros de altura temos Vairochana, um buda que é constantemente conhecida como a reencarnação dharmakāya na doutrina dos três kayas. Entre os Cinco Budas da Meditação, este personagem é vista como o Buda do Centro.

1° Estátua da Unidade

Possuindo 182 metros de altura, a estátua localizada em Gujarat, Índia, é a maior do mundo. Fundada em 2018, o monumento foi construído com objetivo de homenagear Vallabhbhai Patel.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp