Por Lígia Saba
Sem floresta não existe vida. A manutenção e preservação de todas as espécies do planeta (todas, inclusive a humana) dependem da conservação das grandes reservas florestais. Devido a sua grande importância preparamos uma lista com as 10 maiores florestas do mundo para você conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.
10. Reserva Florestal Sinharaja
Sinharaja, no sudoeste do Sri Lanka, é a última área viável de floresta tropical primária do país. Mais de 60% das árvores são endémicas e muitas delas são consideradas raras. Em 1978, a Unesco declarou a floresta como patrimônio da humanidade e reserva de biofesra. Com mais de 88 mil metros quadrados, a área verde é o lar de centenas de milhares de espécies de plantas, mamíferos, aves e anfíbios.
9. Floresta Temperada Valdivian
A nona maior floresta do mundo está em território sul americano, mais precisamente sobre o território do Chile e tomando parte do território argentino. A Floresta Temperada Valdivian possui pouco mais de 248 mil metros quadrados e abriga uma rica diversidade de espécies de fauna e flora. Entre os animais que podem ser encontrados por lá, podemos destacar o puma, o macaco da montanha, o pudu e o cisne de pescoço negro.
8. Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros
O Brasil abriga biomas importantíssimos para diversas espécies da fauna e flora do planeta. E um desses santuários está localizado na Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, e no Parque Nacional das Emas. Além de ser um lugar lindíssimo, com algumas das cachoeiras e formações rochosas mais antigas do mundo, a Chapada dos Veadeiros também é lar para diversas espécies do cerrado.
7. Reserva Florestal Nublada de Monte Verde
A Reserva Florestal Nublada de Monte Verde, na Costa Rica, possui esse nome curioso por estar sempre encoberta por nuvens, graças a sua localização em uma região alta e montanhosa. O local abriga a maior concentração de espécies de orquídeas do mundo, com mais de 300 variedades diferentes. Além disso, a reserva também é o lar de samambaias gigantes e de mamíferos, como o puma e o jaguar.
6. Parque Nacional do Sundarbans
O Parque Nacional dos Sundarbans, situado no estado de Bengala Ocidental, Índia, é um parque nacional, reserva de tigres e reserva da biosfera. Lar do famoso Tigre de Bengala, a floresta é considerada pantanosa, uma vez que é local de passagem do Rio Ganges.
5. Floresta Nublada
A Reserva Florestal Nublada do Equador possui as mesmas características da floresta nublada da Costa Rica, daí o nome. O local abriga centenas de plantas e animais, além de ser responsável por cerca de 20% da biodiversidade de pássaros do mundo. Infelizmente, a Floresta Nublada também vem sofrendo com o desmatamento e com a exploração abusiva e indiscriminada.
4. Floresta Daintree
A floresta tropical de Daintree é uma região na costa nordeste de Queensland, na Austrália, ao norte de Mossman e Cairns. Com cerca de 1.200 quilômetros quadrados, o Daintree faz parte da maior área contínua de floresta tropical do continente australiano. Essa floresta lindíssima é a mais antiga do mundo, com mais de 135 milhões de anos. Em 1988, a Floresta Daintree, lar de 18% da biodiversidade do planeta, foi considerada como Patrimônio Mundial.
3. Floresta do Congo
A Floresta do Congo, também conhecida como Selva do Congo, é uma floresta ombrófila tropical úmida que se estende por toda a planície da bacia do rio Congo e pelos seus afluentes na África Central. É responsável por 70% da cobertura vegetal do subcontinente africano, e de estrema importância, especialmente porque muitas espécies que vivem ali são endêmicas, não existem em outros lugares, como é o caso do Chimpanzé Pigmeu. Mas, infelizmente, o desmatamento é uma ameaça que coloca em risco a sobrevivência da floresta e de todo seu ecossistema. Além do desmatamento, a caça ilegal é outro grave problema enfrentado por quem defende a floresta.
2. Floresta Taiga
A maior floresta do mundo em área é a Floresta Taiga. Considerada como o maior bioma terrestre do mundo, essa floresta ocupa uma área gigantesca na faixa do hemisfério norte, adaptando-se ao clima subártico e as baixas temperaturas. A Taiga se inicia na parte norte do Alasca, segue para o Canadá, chega ao sul da Groelândia, para depois atingir a Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. Sua área total de 12 milhões de quilômetros quadrados é responsável por cerca de 29% da cobertura vegetal do planeta. A Taiga é conhecida também como a Floresta das Coníferas, uma vez que as árvores em formato de cone, como os pinheiros, são predominantes.
1. Floresta Amazônica
A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, Com pouco mais de 7 milhões de quilômetros, famosa por sua biodiversidade. Ela é atravessada por milhares de rios, entre eles o grandioso rio Amazonas. Estima-se que mais de 30 milhões de espécies de animais e 30 mil espécies de plantas ocupam a floresta, distribuídos em manguezais, ilhas, rios, campos cerrados, igapós e praias fluviais.