As 10 maiores guerras da história

Confira a lista com os maiores conflitos armados travados na história da humanidade

As guerras são conflitos armados que acontecem por diferentes motivos, como desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões. Na História, elas são estudadas por um ramo conhecido como História Militar, que se dedica não só a entender as grandes guerras, como também a estudar a noção dos exércitos. Tendo como consequência o surgimento de novos países, mudanças dos regimes de poder, estabelecimento de novas fronteiras, e muito mais, as guerras também deixam por onde passam um enorme rastro de destruição e grandes quantidades de vidas perdias. Ao longo da história, a humanidade vivenciou uma série de conflitos que com o passar do tempo e com o desenvolvimento de novas tecnologias foram adquirindo cada vez maior potencial de destruição. Confira abaixo uma lista com 10 das maiores guerras em proporção, relevância e número de vidas perdidas, traçadas ao longo da história.

10. Guerra Civil Americana 

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Guerra Civil Americana - História - InfoEscola

A Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão ou Guerra Civil dos Estados Unidos, foi uma guerra civil travada nos Estados Unidos de 1861 a 1865, entre a União e os Confederados. Essa guerra foi travada entre o Norte (União) e o Sul (Confederação) com base em questões que envolviam a escravidão e a extensão dos EUA para o oeste. A guerra aconteceu após o clima de tensão gerado na eleições de Abraham Lincoln foi onde ele foi eleito presidente em 1860. De acordo com um estudo recente do Civil War Trust, aproximadamente 850.000 soldados morreram devido ao combate, acidente, fome e doenças durante a Guerra Civil.

9. Guerra soviética no Afeganistão

Em 15 de fevereiro de 1989, os soviéticos se retiravam do Afeganistão -  ISTOÉ DINHEIRO

A Guerra do Afeganistão de 1979–1989 foi um período do conflito civil na nação afegã marcado pelo envolvimento militar direto da União Soviética, que durou de 1979 a 1989. A União Soviética ocupou o Afeganistão e tentou apoiar um regime pró-soviético em Cabul. Por meio da tomada de cidades e estradas, os soviéticos rapidamente assumiram o controle do país, mas a rebelião foi imediata e generalizada. Durante os dez anos de ocupação, um total estimado de aproximadamente 1.125.000 civis e tropas afegãos, combatentes da aliança islâmica mujahideen e soldados soviéticos foram mortos.

8. Guerra do Vietnã

Guerra do Vietnã – Imagens do horror

A Guerra do Vietnã começou como resultado da estratégia dos EUA de conter a disseminação do comunismo em todo o mundo durante a Guerra Fria, durou 20 anos entre os períodos de 1955 e 1975. Estima-se que os EUA e os seus aliados perderam em torno de 64.000 vidas, 1,1 milhão de vidas foram perdidas entre o Vietnã do Norte e seus aliados comunistas. Quanto às vítimas civis, a estimativa oficial é de 2 milhões de pessoas. Totalizando a contagem de mortes em cerca de 3,2 milhões de vidas.

7. Guerras napoleônicas

O que você precisa saber sobre as Guerras Napoleônicas - Revista Galileu |  História

As Guerras Napoleônicas ou Guerras Napoleónicas foram uma série de conflitos colocando o Império Francês, liderado por Napoleão Bonaparte, contra uma série de alianças de nações europeias. Este conflito foi uma continuação direta das chamadas Guerras Revolucionárias, que começaram em 1792 durante a Revolução Francesa. Com duração de 13 anos, 1803 até 1815, o conflito resultou em mais de 6,5 milhões de pessoas mortas.

6. A Guerra dos Trinta Anos

Como a Guerra dos 30 anos mudou o mapa da Europa

Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) é a denominação genérica de uma série de guerras que diversas nações europeias travaram entre si a partir de 1618, especialmente na Alemanha, por motivos variados: rivalidades religiosas, dinásticas, territoriais e comerciais. Este conflito durou trinta anos, tornando-se a guerra contínua mais longa da história moderna, com um total de mortos, incluindo civis, próximo de 8 milhões.

5. Rebelião de Taiping

A Rebelião Taiping: O segundo maior massacre na história da humanidade -  Saber Atualizado

A Rebelião Taiping, também conhecida como Guerra Civil Taiping ou Revolução Taiping foi um dos conflitos mais sangrentos da história, um confronto entre as forças da China imperial e um grupo inspirado por um místico autoproclamado, chamado Hong Xiuquan, que era cristão e também intitulava-se irmão de Jesus Cristo. Estudos apontam que cerca de 20 milhões de vidas se perderam durante o conflito.

4. Segunda Guerra Sino-Japonesa

Segunda Guerra Sino-Japonesa - História - InfoEscola

A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi um conflito militar travado principalmente entre a República da China e o Império do Japão de 7 de julho de 1937 a 2 de setembro de 1945. O governo japonês no século XX assumiu uma postura militarista e bélica cada vez mais perigoso para a China. Em consequência disso, os embates entre japoneses e chineses começaram de maneira não oficial a partir de 1931. Essa guerra entre travada antes e durante a Segunda Guerra Mundial resultou em quase 23 milhões de mortos.

3. Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial: causas e consequências - Mundo Educação

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito bélico global centrado na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. A guerra envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os Aliados e os Impérios Centrais, a Alemanha e a Áustria-Hungria. O resultado final em vidas perdidas dos lados dos poderes aliados e centrais foi um total de 37 milhões.

2. Conquistas mongóis

Império Mongol: como suas conquistas e sua queda nos influenciam até hoje

Formado a partir da união de várias tribos por Genghis Khan, o Império Mongol, que durou entre 1209 e 1368, foi o maior em extensão territorial da história. Ao todo, chegou a ter 24 milhões de quilômetros quadrados da China até a Europa Oriental. Essa guerra resultou não apenas na expansão significativa do Império Mongol, mas também na perda de 60 milhões de vidas.

1. Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial: Oque foi, Causas, fases, fim e consequências

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Justamente por ter envolvido todas as partes do mundo e resultado em uma enorme quantidade de vidas perdidas, a Segunda Guerra Mundial é considerada como o maior conflito da história da humanidade. Todos os continentes e oceanos estavam envolvidos em conflitos que se iniciarem em 1939 e duraram até 1945, deixando um total de aproximadamente 72.468.900 vidas perdidas.

Tags: