Por Lígia Saba
Montanha é o nome dado a uma forma de relevo que se destaca por sua imponência e por apresentarem altitudes superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica. De modo geral, as maiores montanhas do mundo costumam ser definidas a partir da sua altitude em relação ao nível do mar. Mas existem outras formas de medição e, dependendo do método adotado, a lista muda completamente de configuração. Um bom exemplo é a medição do topo até a base, sem considerar o nível do mar, nesse caso, o monte Mauna Kea no Havaí ganha o primeiro lugar. Para montar nossa lista separamos as maiores montanhas do mundo medidas pela altitude.
10. Annapurna
É uma montanha localizada no Himalaia, Nepal. É a décima mais alta montanha da Terra, Com 8.091 metros de altitude. Essa montanha possui ainda outros cinco picos secundários, mas todos com mais de 7 mil metros de altitude. Foi a primeira montanha com mais de 8000 metros de altitude a ser escalada, em 1970. Infelizmente, um dos alpinistas da expedição acabou morrendo na descida do cume após uma avalanche. A Annapurna está entre as montanhas mais perigosas do mundo para os alpinistas.
9. Nanga Parbat
A nona montanha mais alta do mundo, com 8125 m de altitude, localiza-se na zona ocidental dos Himalaias, no Paquistão. A Nanga Parbat é conhecida como “Montanha Assassina”, isso porque a taxa de mortalidade de alpinistas que tentam escalá-la é alta. Ao todo, 68 pessoas já morreram ao desbravá-la.
8. Manaslu
Está localizada na cordilheira do Himalaia, no Nepal. Com seus 8156 metros de altitude, a montanha é considerada pelos alpinistas como uma das, acima dos oito mil, mais “fáceis” de serem escaladas. Isso porque as avalanches não são muito frequentes por lá.
7. Dhaulagiri
Localizada na cordilheira do Himalaia, na parte centro-norte do Nepal, a montanha que conta com 8167 m de altitude é a mais alta do Nepal sem estar localizada em uma fronteira.
6. Cho Oyu
Está localizada na cordilheira do Himalaia, a 20 km a oeste do monte Everest. Tem 8188 metros de altitude e foi escalado pela primeira vez em 1954.
5. Makalu
Possui 8462 m de altitude e está localizada 22 km a leste do monte Everest, na China. É um pico isolado cuja forma lembra uma pirâmide de quatro faces. Devido ao seu formato essa é uma das montanhas mais difíceis de ser escalada.
4. Lhotse
Localizada entre o Nepal e a China, essa montanha tem 8516 metros de altitude e possui ligação com o Monte Everest pelo lado sul.
3. Kangchenjunga
Com 8586 m de altitude, a montanha está situada na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e a Índia, e é considerada a montanha mais alta da Índia.
2. K2
Localizada entre os territórios do Paquistão e da China, a montanha possui 8614 metros de altitude e está entre as três mais perigosas para os alpinistas. De cada quatro pessoas que tentam escalá-la, uma delas acaba morrendo.
1. Monte Everest
Localizado na Cordilheira do Himalaia, entre a China e o Nepal, com 8848 metros de altitude, esse é considerado o maior ponto de elevação do planeta. Inúmeros alpinistas tentam chegar ao cume do Everest todos os anos, infelizmente nem todos retornam, uma vez que a montanha é a mais difícil do mundo de ser escalada. A primeira expedição bem sucedida ao Everest aconteceu no ano de 1953, após diversas tentativas sem sucesso.