As 10 mais loucas teorias da conspiração sobre a Covid-19

Com certeza o ano de 2020 será marcado na história da humanidade como um dos mais aterrorizantes de todos, devido a pandemia do Covid-19. Considerado um enigma, este vírus tem causado medo e uma constante sensação de insegurança em muitas pessoas. Dessa forma, é comum ver diversas e diferentes explicações sobre o assunto. Nesta seção, separamos as 10 teorias mais loucas sobre o novo coronavírus, confira:

10° O governos dos Estados Unidos

A pandemia deu início na China e se espalhou pelo mundo. No começo, essa grande potência asiática entrou em grande desespero e parou economicamente por ter apresentado milhares de vítimas. Foi nesse período que uma notícia foi disseminada na Russia de que os Estados Unidos seria responsável por criar esta situação. O rumor consistia em afirmar que a potência americana teria produzido o vírus em laboratório para destruir a economia chinesa.

9° Bill Gates

Para quem não conhece, Fundação Bill e Melinda Gates é uma instituição criada com o objetivo de combater a pobreza. Fundada por Bill Gates, este instituto provocou uma onda de rumores conspiratórios na internet por culpá-la como um dos agentes criadores do terrível vírus. Isso porque em 2019, um pouco antes do surgimento da Covid-19, a empresa contribuiu em pesquisas para testar se o planeta estava apto ou não para enfrentar uma possível pandemia.

8° Industrias farmacêuticas

Este é bem simples de entender. Quando uma nova doença aparece, as indústrias farmacêuticas investem pesado em pesquisas para produções de remédios e vacinas. Dessa forma, a primeira que consegue tal proeza fatura uma fortuna no mercado. É a partir dessa linha de raciocínio que conspiradores acreditam que uma industria, ou uma associação, produziu em laboratório o vírus para poder lucrar em cima.

7° China como responsável

Embora a China tenha sofrido com grandes perdas no início da pandemia, algumas pessoas insistem em culpá-la por tal situação. Estes conspiradores acreditam que o Laboratório Nacional de Biossegurança teria sido autor de criar o novo coronavírus a fim de lançá-lo como uma arma biológica para desestruturar a economia de grandes países. Com isso a China se ergueria como a maior potência mundial.

6° A explosão do meteorito em 2019

Existe vida fora da Terra? Pesquisas recentes apontam que sim. Entretanto, não tão complexa como o ser humano. Com isso, algumas pessoas acreditam que a Covid-19 veio do espaço em um meteorito que explodiu próximo da China no dia 11 de outubro de 2019.

5° Transmitida pelo morcego

Outro rumor interessante que ganhou grande força nesse momento de crise foi a hipótese de transmissão por um morcego. Segundo especulações, a blogueira Mengyun teria sido a primeira pessoa a contrair a Covid-19 após uma refeição em que no cardápio estaria o animal. Sem perceber, ela supostamente teria espalhado a doença em toda a China. Embora seja bastante convincente pelo fato do morcego ser agente de doenças infecciosas, esse argumento não tem nenhuma comprovação científica. Além disso, a blogueira afirma que teria comido o animal em 2016, muito antes da eclosão da pandemia.

4° Criado a partir do vírus HIV

Esta com certeza é a mais convincente entre as teorias de nossa lista. De acordo com Luc Montagnier, ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2008, a Covid-19 teria sido produzido pelo governo chinês a partir de conhecimento do vírus HIV. A explicação disso estaria em que a sequência de RNA dos dois vírus seriam parecidos. Entretanto, muitos cientistas afirmam que não há embasamento científico suficiente que sustente tal acusação.

3° Internet 5G

Sempre houve uma preocupação com a internet 5G. Porque diferentemente das outras, essa tecnologia usa frequências de rádio na faixa de 30 a 300 gigahertz. Além disso, a situação agravou ainda mais depois que a primeira cidade chinesa a usar essa inovação também foi a primeira a registrar caso de Covid-19 no mundo. Dessa forma, muitos ligaram uma coisa com outra, afirmando que a radiação emitida por essa tecnologia teria produzido tal doença.

2° Pangolim

Conhecido pela sua semelhança com o tatu brasileiro, o pangolim tem sido alvo de acusações de origem do novo coronavírus. Pesquisas realizadas o apontam como hospedeiro intermediário do vírus.

Embora não tenha comprovações científicas de que o animal seja ou não autor da pandemia, muitos o acusa como personagem inicial da transmissão.

1° Criado pela elite global

Muitos acreditam que o planeta seja comandado por uma elite global. Detentora de toda riqueza e poder, ela seria responsável por orquestrar os acontecimentos do mundo. Portanto, toda ocorrência seguiria uma espécie de agenda global. A Covid-19, por exemplo, seria apenas mais um dos comprimentos desses eventos com o objetivo de equilibrar a Terra, seguindo a linha de pensamento da teoria malthusiana.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp