As 10 melhores músicas populares brasileiras

Confira a lista das faixas que marcaram a música popular brasileira, consideradas por muitos como as melhores do país até hoje

Por Lígia Saba 

O termo MPB se refere à música produzida no Brasil desde os tempos em que o território era colônia, resultado especialmente da mistura de culturas. Porém é habitual a sigla MPB seja usada para fazer referência ao movimento musical produzido depois do golpe de 1964. Alguns dos grandes nomes da MPB são: Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Raul Seixas, Belchior e Elza Soares. Para celebrar a beleza e diversidade da música popular brasileira, listamos os 10 maiores sucessos desse gênero.

10. Mulher do Fim do Mundo

Criada em 2015, a faixa faz parte do 34º disco de Elza Soares. A letra, autobiográfica, se debruça sobre as muitas dificuldades que Elza precisou superar ao longo da vida para chegar onde chegou.

9. Garota de Ipanema 

A música criada por Tom Jobim e Vinicius de Moraes em homenagem à Helô Pinheiro se tornou um hino da Bossa Nova e foi exportada para os quatro cantos do mundo sendo cantada por grandes nomes como Frank Sinatra, Nat King Cole e Ella Fitzgerald.

8. Chão de Giz

A música Chão de giz, que é dos maiores sucessos da carreira de Zé Ramalho, foi gravada em 1978 e tem uma letra repleta de metáforas que falam sobre a efemeridade da vida.

7. Construção 

A música gravada e composta por Chico Buarque em 1971 é um dos maiores sucessos da sua carreira, e conta, sob a forma de verso, a história de um trabalhador anônimo da construção civil.

6. Mistério do Planeta

O maior sucesso dos Novos Baianos, foi lançado em 1972 e é trata-se de uma canção que fala de encontros e nos faz repensar o nosso lugar no mundo.

5. Alegria, alegria

A música, de Caetano Veloso, que ficou em quarto lugar no Festival da Record de 1967, foi um marco do tropicalismo e lembrava os ouvintes da necessidade de terem liberdade, aspiração difícil de se possuir com a dura repressão que assolava o país.

4. Como nossos pais

Criada em 1976 por Belchior, a letra Como nossos pais ficou imortalizada na voz de Elis Regina.

3. Drão 

Uma das mais belas composições da MPB, foi escrita por Gilberto Gil em homenagem ao seu divórcio.

2. Metamorfose ambulante

O maior clássico de Raul Seixas, Metamorfose ambulante foi composta em 1973 e, por ser tão poderosa, vem atravessando gerações.

1. Águas de março

A canção composta por Tom Jobim ficou eternizada na voz de Elis Regina e ganhou o mundo se tornando uma das dez músicas mais tocadas no planeta no século XX.

Tags: