As 10 melhores praias para conhecer em São Paulo

A maioria das praias do litoral paulistano são selvagens, exóticas e com paisagens intocadas, repletas de verde das montanhas e árvores, pedras gigantes que servem de mirante (melhor ponto para bater fotos) e também de trampolim natural. A maioria das praias abriga águas fortes, sendo os melhores pontos para a prática do surf. As condições favoráveis permitem a realização de campeonatos em algumas praias na alta temporada. Bares e restaurantes rústicos complementam algumas praias, como a bela Itamambuca, Maresias, Camburi, Camburizinho e Enseada. Já outros trechos são reservados a banhistas que gostam de tranquilidade e ficam próximos a aldeias de pescadores e lugares desertos como Prumirim, Bonete, Castelhanos, Juqueí e Pernambuco.

Confira abaixo uma lista das melhores do estado:

ITAMAMBUCA (Ubatuba – SP)
A praia Itamambuca se caracteriza pela rica presença da Mata Atlântica que a torna tão selvagem e exótica. Um paredão verde se ergue imponente ao fundo e as grandes pedras nas encostas se transformam em trampolins e mirantes naturais para os banhistas. As águas são fortes, o que torna o mar perigoso às vezes, principalmente para crianças, mas a galera do surf se esbalda nas águas agitadas. Em julho campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem ali.

PRUMIRIM (Ubatuba – SP)

A beleza de Prumirim já começa no caminho a ser percorrido até pisar na praia. É um percurso de areia estreito coberto por árvores até o topo da cabeça, o que proporciona ótimas sombras. A praia fica em uma antiga vila bucólica e abriga infraestrutura de barracas, uma aldeia de índios que pode ser visitada nas proximidades e águas que se dividem entre trechos fortes e mansos, agradando todos os perfis de turistas. Uma ilha ali próxima convida mergulhadores.

BONETE (Ilhabela – SP)
Esta é, sem dúvida, uma das mais belas do estado. Bonete é completamente selvagem, permeada por montanhas cobertas por mata nativa que surpreende pelo verde vivo que combina perfeitamente com o mar também esverdeado. Deserta e com acesso apenas de lancha ou trilha de quatro horas, é muito frequentada por surfistas e turistas que buscam mais sossego. Abriga também uma vila de pescadores completamente bucólica que pode ser visitada e algumas cachoeiras deliciosas para se refrescar com águas geladas.

CASTELHANOS (Ilhabela – SP)

A praia com dois quilômetros de extensão abriga delícias que podem ser aproveitadas por turistas aventureiros. As águas costumam ser agitadas com comprida faixa de areia prateada com árvores dispostas ao fundo que mais parecem proteger os encantos dessa praia. Riachos de águas transparentes e perfeitos para banhos se encontram espalhados pela área. O acesso à praia exige disposição e espírito aventureiro, a travessia se faz por jipe. São 26 km, sendo um trecho da travessia em pleno rio.

MARESIAS (São Sebastião –SP)
Maresias é o point da galera jovem e de azaração. É considerada a praia mais badalada de todo litoral norte e também uma das mais belas no quesito natureza. São quatro quilômetros de extensão com areias finas e mar verde de ondas fortes. Por isso, costuma receber muitos surfistas e bodyboarders. Apesar da característica do mar, alguns trechos são indicados para mergulhos em uma laje submersa repleta de recifes de frente para a praia. No verão e Reveillon são organizadas festas.

CAMBURI (São Sebastião – SP)
Esta praia é praticamente uma balada a céu aberto. Reúne uma galera jovem e bonita principalmente na alta temporada. Turistas do mundo inteiro passam por ali, mas os nativos que vivem nas cidades vizinhas também não resistem às belezas de Camburi e descem a serra aos finais de semana e feriados prolongados. A praia é rodeada por paredões de pedra da onde se admira uma incrível vista panorâmica. No canto direito, as ondas fortes atraem surfistas.

CAMBURIZINHO (São Sebastião – SP)

Diferente da praia Camburi, Camburizinho atrai outros perfis de turistas. Também movimentada, a região costuma receber famílias com crianças devido às condições presentes no mar calmo. Pequena, mas peculiar, a faixa de areia costuma lotar de guarda-sóis coloridos. Alguns ambulantes e barracas ficam de prontidão trazendo uma infraestrutura planejada para satisfazer os visitantes que não resistem às porções de peixe frito e frutos do mar empanados, uma delícia que deve ser apreciada acompanhada de uma cerveja gelada e uma vista panorâmica privilegiada.

JUQUEHY (São Sebastião – SP)

A praia de Juquehy se destaca por ser a mais extensa e plana dentre as outras. Por isso, é considerada a melhor para caminhadas despreocupadas pela areia que levam a cenários paradisíacos e selvagens. Um bom momento para relaxar e pensar na vida com a paz proporcionada pela natureza. O mar de águas calmas é um convite para banhos revigorantes. Ao redor da praia, na vila de Juquehy, estão bares animados com pistas de dança para fechar a noite com chave de ouro.

ENSEADA (Guarujá – SP)

É a maior praia da cidade, com sete quilômetros de extensão, e também a mais bonita. Com boa infraestrutura reúne calçadões para caminhadas, ciclovias e boa quantidade de quiosques sempre dispostos a atender os turistas com satisfação. O mar calmo convida banhistas e praticantes de esportes náuticos. No verão shows e apresentações costumam acontecer na praia atraindo mais turistas do que o normal. O pôr do sol é um dos mais exuberantes para contemplação, por isso, estenda o passeio até o entardecer.

PERNAMBUCO (Guarujá – SP)

Rodeada por condomínios sofisticados, esta praia, que fica a 12 quilômetros do centro é mais frequentada por praticantes de esportes náuticos e banhistas. Montanhas cobertas de vegetação e pedras gigantes protegem as belezas naturais dessa praia semi deserta. Uma pequena ilha fica ali nas proximidades, perfeita para descanso e para apreciar uma vista mais completa.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos