As 10 montanhas mais altas do mundo

A primeira pessoa a alcançar o “teto do mundo” foi o alpinista Reinhold Messner. Ele foi o primeiro homem que atingiu mais de oito mil metros de altitudes nas montanhas. Você teria coragem de repetir a mesma aventura? Só de pensar dar um friozinho na barriga, não é mesmo? Pensado nessa grande feito, separamos 10 montanhas mais altas do mundo. Confira:

10° Annapurna


Localizada no Nepal, Himalaia, Annapurna possui 8.091 metros (26545 pés) de altura. Mesmo assim, no dia 3 de Junho de 1950, os alpinistas Maurice Herzog e Louis Lachenal chegaram ao cume dessa montanha.

9° Nanga Parbat

Localizada na zona ocidental do Himalaia, no Paquistão, Nanga Parbat , ou Killer Mountain, é conhecida por ser uma das montanhas mais perigosas do mundo, cerca de 68 pessoas morreram na tentativa de chegar ao seu cume. Entretanto, o monte de 8.125 metros de altura foi vencido pela primeira vez em 1953, pelo alpinista austríaco Hermann Buhl e seu equipe.

8°Manaslu


Manaslu é a oitava montanha mais alta do mundo, com 8.156 metros (26758 pés) de altura. Encontrada na cordilheira do Himalaia, seu nome significa montanha do espírito. Embora seja perigasa, Manaslu foi vencida pela primeira vez por Toshio Imanishi e sua equipe em 1956.

7° Dhaulagiri


Na parte centro-norte do Nepal, na cordilheira do Himalaia, encontramos Dhaulagiri (montanha branca). Também nas listas das mais perigosas, várias pessoas morreram na tentativa de chegar no seu topo, entre elas estão Chantal Mauduit e Ginette Harrison.

6° Cho Oyu


Embora seja considerada fácil de escalar pelos alpinistas em comparação com as outras montanhas com mais de oito mil metros de altura, Cho Oyu registrou cerca de 40 mortes e 15 desaparecidos. Localizada na cordilheira do Himalaia, a montanha entrou em nosso ranking com 8.188 metros (26864 pés) de altura.

5° Makalu


Considerada uma das mais perigosas, a montanha, que se localiza a 22 quilômetro do monte Everest, encontrou lugar na lista com 8.462 metros (27765 pés) de altura.

4° Lhotse


Possuindo 8.516 metros (27 939 pés) de altura, Lhotse está entre os mais altos do mundo. Se já é arriscado escalar a montanha, imagina descê-la esquiando. Esse grande feito aconteceu em 2018 por Hilaree Nelson e Jim Morrison. Os dois experientes alpinistas desceram em uma rota de 2.133 metros de comprimento, entretanto, não foram os primeiros a tentarem, mas foram os primeiros a conseguir concluir todo o trajeto.

3° Kanchenjunga


Localizada na cordilheira do Himalaia, entre Nepal e a Índia, a montanha ocupa o terceiro lugar de mais alta do mundo, com 8.586 metros (28169 pés) de altura. Entretanto, Kanchenjunga já foi considerada a mais alta até 1849, quando estudos revelaram o contrario.

2° K2


Conhecida como monte Godwin-Austen, a segunda montanha mais alta do planeta localiza-se na fronteira entre o Paquistão e a China. Ela entrou na lista com 8.614 metros (28251 pés) de altura. Além disso, a montanha é uma das mais desafiadoras do globo, possuindo a maior taxa de mortalidade em relação as outras.

1° Monte Everest


Com mais de 8.848 metros (29.028 pés) o Monte Everest é a montanha mais alta do planeta. Conhecida, também, por Sagarmatha ou Chomolungma, a montanha atrai aventureiros do mundo todo. Entretanto, os primeiros a desafiarem a montanha foram os alpinistas Andrew Irvine e George Herbert Leigh Mallory, em 1924. Porém, os dois aventureiros falharam e Andrew morreu na tentativa de chegar no cume.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp