Press "Enter" to skip to content

As 10 obras de arte mais caras do mundo

Última atualização 03/09/2021 | 12:33

Por Murilo Mendes Felipe

 

É bem do dito popular que cada um gasta mais dinheiro com aquilo que gosta. Isso também se aplica as obras de arte, porém, a grana dispensada é bem maior, afinal, colecionadores pagam fortunas em obras de artistas famosos. Muitas delas tem valor agregado após a morte do autor, mas é fato que muitos mestres das artes deixaram legados que valem muito mais dinheiro do que eles provavelmente viram em vida.

Pra quem aprecia e tem vontade de adquirir, é bom preparar o bolso, pois os valores são realmente altos.

Conheça agora, as 10 obras de arte mais valiosas do mundo.

 

1 – AS MULHERES DE ARGEL (PABLO PICASSO)

O quadro foi leiloado em 11 maio de 2015 por mais de 179 milhões de dólares. A tela mudou de dono na casa Christie’s de Nova York. Com essa transação, o pintor moderno espanhol aparece quatro vezes na lista das obras de arte que alcançaram os lances mais altos.

 

2 – “NU DEITADO”, AMADEO MODIGLIANI

O quadro foi pintado em 1917 por Amadeo, três anos antes de morrer. Em novembro de 2015, a tela foi arrematada na Christie’s de Nova York por 170,4 milhões de dólares. O novo proprietário é Liu Yiqian, negociante e bilionário de Xangai, China.

 

3 – “TRÊS ESTUDOS DE LUCIAN FREUD”, FRANCIS BACON

O quadro foi até maio de 2015, o mais caro já leiloado. Em 2013, os retratos que o inglês fez do também pintor Freud foram arrematados por 142,4 milhões de dólares. O tríptico pertence à colecionadora americana Elaine Wynn.

 

4 – “ADELE BLOCH BAUER”, GUSTAV KLIMT

Pintado pelo austríaco Gustav Klimt em 1907 e mais conhecido como “Adele Dourada”. Em 2006, o empresário americano Ronald Lauder o adquiriu por 135 milhões de dólares para uma galeria em Nova York, onde está exposto. Trata-se de uma venda particular, mas que foi organizada pela casa de leilões Christie’s.

 

5 – “O GRITO”, EDVARD MUNCH

Em maio de 2012, a versão em pastel de “O grito”, feita pelo norueguês Edvard Munch em 1985, foi leiloada por 119,9 milhões de dólares. Poucos sabem, no entanto, que há quatro versões deste quadro. Ao lado de “Mona Lisa”, de Da Vinci, e “Girassóis”, de Van Gogh, é um dos quadros mais conhecidos no mundo. O comprador foi o americano Leon Black.

 

6 – “MEULES”, CLAUDE MONET

Em maio de 2019, uma pintura da série “Meules”, do pintor francês Claude Monet, foi vendida por US$ 110,7 milhões em um leilão em Nova York, marcando um recorde para o artista e para o Impressionismo. Pintada no inverno de 1890 na casa do artista em Giverny, na região francesa da Normandia, a obra é considerada um dos ícones do Impressionismo.

 

7 – “NU COM FOLHAS VERDES E BUSTO”, PABLO PICASSO

Pablo Picasso pintou “Nu com folhas verdes e busto” num único dia de 1932, retratando sua amante da época. Em termos atuais, um salário-hora milionário. Em 2010, um colecionador incógnito arrematou a tela pelo telefone, por 106,5 milhões de dólares. Em 2011, foi emprestada à galeria Tate, de Londres.

 

8 – “ACIDENTE COM CARRO PRATA”, ANDY WARHOL

Em 1963, o artista americano Andy Warhol produziu esta obra, que mostra várias imagens de um acidente de carro. A obra-prima foi leiloada por 105,4 milhões de dólares pela Sotheby’s em 2013.

 

9 – “RAPAZ COM CACHIMBO”, PABLO PICASSO

O óleo “Rapaz com cachimbo” foi pintado por Pablo Picasso em 1905. Ele marca a transição do período azul para rosa do pintor. O quadro foi leiloado em Nova York em 2004 por 104,2 milhões de dólares.

 

10 – “HOMEM APONTANDO”, ALBERTO GIACOMETTI

O modernista suíço Alberto Giacometti também quebrou o próprio recorde no leilão de maio de 2015 em Nova York. Sua escultura “Homem apontando” alcançou 141,3 milhões de dólares.