As 10 plantas mais esquisitas do mundo

Por Livia Duarte

 

Quando falamos em planta logo pensamos em lindos bosques com espécies de flores coloridas, delicadas que decoram e, muitas vezes, aromatizam o ambiente. Porém, preparamos uma lista com as plantas mais esquisitas do planeta. Confira.

1- Psychotria Elata

É conhecida por Flor do Beijo e Beijo de Noiva. As flores sensuais são, na verdade, folhas modificadas que se associam ao aparelho reprodutor da planta para atrair os polinizadores: mariposas e colibris.

As flores verdadeiras desta planta são menores e brancas, e crescem no meio dos exuberantes lábios.

2 – Rafflesia Arnoldii

Essa espécie de planta produzir a maior flor do mundo, que pode atingir 106 cm de diâmetro e pesar até 11 kg. É um vegetal parasita, sobrevive sugando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Portanto, não possui folhas, caule, raiz, e nem realiza fotossíntese. Quando seu habitat está úmido ela libera um terrível cheiro, sendo até chamada de planta cadáver pelos nativos da Indonésia. Esse odor que atrai as moscas, responsáveis por sua polinização.

3 – Amorphophallus Titanum

Conhecida como flor cadáver, é a maior e mais mal cheirosa flor do mundo. Originária da Sumatra Ocidental pode chegar até três metros de altura e libera um forte odor de carne podre. Floresce apenas uma vez a cada dez ano e sua flor vive apenas 72 horas.

4 – Selaginella Lepidophylla

Conhecida como Rosa de Jericó ou flor da Ressurreição é uma planta do deserto que cresce no Oriente Médio e na América Central, tem uma habilidade incrível de sobreviver às secas e vive uma vida de cigana. Na falta de chuva ou umidade, a planta se enrola como uma bola e se desenrola apenas quando é exposta à umidade e floresce.

5 – Welwitschia Mirabilis

A planta mais resistente do deserto Namibe, na África é conhecida como “polvo do deserto”.  É uma planta rasteira cujas folhas, em pouco tempo, podem atingir mais de 5 metros de comprimento. É considerada uma das plantas mais resistentes do planeta, podendo sobreviver até 5 anos sem água.

6 – Aristolochia Salvadorensis

Esta planta que remete a Darth Vader, personagem da franquia de filmes “Star Wars”, é encontrada em regiões do continente americano.

7 – Lithops Karasmontana

Ela compõe a flora de países como África do Sul e Namíbia. Quando não está florida, a fim de evitar os ataques de predadores, esta planta tem a incrível capacidade de imitar uma pedra.

8 – Nepenthes Attenboroughii

É a maior planta carnívora do mundo, podendo devorar até pequenos roedores. Descoberta na região central das Filipinas, pode medir até 1,5 metros de altura.

9 – Hydnellum Peckii

Este fungo parece mais uma goma de mascar, escorrendo sangue e cheirando a morangos. Os corpos frutíferos jovens e úmidos podem “sangrar” gotículas na cor vermelho vivo que contêm um pigmento conhecido por ter propriedades anticoagulantes.

10 – Citrus Medica Var. Sarcodactylis

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos