As 10 principais constelações

Por Lígia Saba 

Constelações são agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas ou deuses. O conceito de constelação surgiu durante a Pré-História, quando as pessoas as usavam para descrever suas crenças ou mitologia, por isso, diferentes civilizações adotaram, ao longo da história, as suas próprias constelações. As constelações também desempenharam importante papel durante as navegações, pois eram usadas como orientação. Para quem se interessa por astronomia e pelo assunto preparamos uma lista com 10 das principais e mais conhecidas constelações.

10. Constelação de Órion 

É uma das oitenta e oito constelações modernas e está localizada no equador celeste, por este motivo, é visível em praticamente todas as regiões habitadas da Terra.

9. Fênix

A constelação surgiu pela primeira vez na obra Uranometria, de Bayer, em 1603, no entanto esta ideia remonta aos antigos chineses que representavam um pássaro de fogo conhecido como Honeau. Faz parte de um grupo de 12 constelações modernas introduzidas pelos navegadores holandeses Pieter Keyser e Frederick de Houtman, que cartografaram o céu do hemisfério sul entre 1595 e 1597.

8. Pégaso

A primavera é a época do ano ideal para observar Pégaso, uma constelação boreal pouco conhecida entre os brasileiros. A lenda do cavalo alado, nascido do sangue derramado pela terrível Medusa, provavelmente é mais conhecida que a constelação.  Olhando para o norte, cerca de 45 graus acima da linha do horizonte, notamos 4 estrelas de brilho médio formando um quadrado. Apenas três delas fazem parte do Pégaso: Markab, Scheat e Algenib.

7. Cão Menor

Cão Menor, chamado também de Canis Minor, é uma pequena constelação do hemisfério celestial norte, “espremida” entre o equador celeste e a eclíptica.

6. Cão Maior

É uma constelação do hemisfério celestial sul, as estrelas mais brilhantes são: Sirius, que é a estrela mais brilhante no céu noturno e também uma das mais próximas da Terra; Adhara; Wezen e Mirzam.

5. Ursa Menor

Ursa Menor é uma versão reduzida  ténue da Ursa Maior, e é o lar da Estrela Polar. A constelação data da Antiguidade, e pensa-se que tenha sido introduzida pelo filósofo grego Thales de Miletus por volta de 600 AC. Desde que o Homem navega no mar que a Polar tem sido uma guia essencial.

4. Ursa Maior

A Ursa Maior é uma grande e famosa constelação do hemisfério celestial norte. É uma das constelações mais conhecidas, tendo sido mencionada por poetas como Homero, Spenser, Shakespeare, Tennyson e Bertrand Cantat.

3. Cruzeiro do Sul

Apesar de ser a menor de todas as constelações, é uma das mais importantes, principalmente para os povos do hemisfério Sul. Consiste numa das 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (UAI).

2. Andrômeda

É uma das 48 constelações relacionadas pelo astrônomo greco-romano do século II Ptolemeu, e permanece como uma das 88 constelações modernas. Localizada a norte do equador celeste, foi nomeada a partir de Andrômeda, filha de Cassiopeia, da mitologia grega, que foi acorrentada a uma rocha para ser devorada pelo monstro marinho Cetus.

1. Cassiopeia

Cassiopeia é uma constelação do hemisfério celestial norte, no Brasil também é conhecida pelos nomes nativos Tamaquaré e Taquaré. Na mitologia grega, Cassiopeia era uma rainha etíope que comparara sua beleza à beleza das Nereidas e, por isso, fora castigada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp