Assembleia Legislativa de Goiás está, oficialmente, de casa nova

Com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), foi entregue, nesta quarta feira (27), a nova sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), com Mesa Diretora presidiada pelo deputado Lissauer Viera (PSD). O novo prédio, batizado com o nome Palácio Maguito Vilela, em homenagem ao ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, vitima da Covid-19, é moderno e funcional, e deve garantir uma série de benefícios públicos.

Desde o inicio de março, as atividades da Alego já aconteciam na nova sede, localizada no Park Lozandes, região Sudeste de Goiânia. A rotina de sessões extraordinarias, reuniões de comissão e todo o expediente administrativo já está completamente estabelecida. Agora, a Casa será aberta para receber a população.

Em construção desde 2005, durante a gestão de Samuel Almeida, o trabalho foi paralisado tres vezes, sendo a ultima em 2015, com rescisao do contrato com a construtora. Em 2017 e 2018, um grupo de trabalho foi criado, pela Alego, para garantir a retomada das obras, com uma revisao geral de todos os projetos. Uma nova licitacao foi realizada e obras foram retomadas, tendo fim em 2022.

Em entrevista coletiva, o presidente da Alego, Lissauer Vieira, agradeceu aos deputados pela construção da nova sede e disse que ela entra para a história.

“Ao longo de quase dois séculos, finalmente temos uma sede própria, um espaço à altura dos mais de sete milhões de goianos, com estrutura adequada para receber a população que nos visita diariamente. É a garantia de mais modernidade e melhores acomodações para atender à população”.

O governador Ronaldo Caiado também falou sobre a entrega da nova sede da Alego, fazendo um recorte histórico da Casa. “Estamos aqui, em abril de 2022, e vamos, agora, imaginar lá na nossa querida Cidade de Goiás, na Rua D’Abadia, no ano de 1895, quando iniciava-se o Parlamento do Estado de Goiás. Daquela sede, hoje chegamos a esta construção. Uma obra imponente e que leva alguns a se perguntarem o motivo de tudo isso. A resposta é simples. É porque nenhum poder representa o povo na sua totalidade a não ser o Poder Legislativo”, disse.

Caiado ainda lembrou que o Executivo chega ao poder com metade mais um dos votos e que os deputados estaduais chegam representando a totalidade do povo goiano. “E isso já mostra o significado desta Casa, que não é dos deputados e sim do povo goiano”.

Estrutura

A estrutura contem área total de 44.528,71 m² e o novo plenário tem capacidade para 200 pessoas. A estrutura conta, ainda, com sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), dois mini-plenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, e a Escola do Legistivo. Alem disso, o novo prédio conta com a disponibilidade de estacionamento e promete ser uma referência em sustentabilidade.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp