Press "Enter" to skip to content

Assembleia volta a discutir fim do horário de verão

Última atualização 11/10/2017 | 08:58

Há cinco dias do início do horário de verão, que acontece na madrugada do próximo domingo (15), o deputado Marlúcio Pereira (PSB) apresentou outro projeto de lei para a extinção do horário de verão no Estado de Goiás.

Após leitura em plenário, a proposta segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). “Se é fato que o País economiza energia, não se pode negar igualmente que nossa população paga um preço por isso. Ao adiantar em uma hora o relógio, as pessoas passam a se levantar mais cedo, sofrendo no próprio corpo as consequências que isso acarreta, como sonolência, fadiga, dores de cabeça, falta de concentração e irritabilidade” pontua o deputado.

Os deputados já haviam votado, no último mês, uma matéria que também tratava sobre a extinção do horário de verão, de autoria do deputado Luis César Bueno (PT), seguindo o veto do governador Marconi Perillo (PSDB). O novo projeto deverá ser relatado na CCJ, para que seus membros votem o relatório nas próximas sessões, após a devolução do parecer do deputado. Para se tornar lei, o projeto precisa receber o aval das Comissões da Casa, ser aprovada em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do Governador.

O horário de verão também esteve nas pautas de discussões do governo federal. Ao realizar um estudo sobre o assunto, a decisão manteve a mudança de horário em todo país, tendo a escassez de chuvas neste ano como justificativa. Assim, moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em 1 hora a partir do próximo domingo.