Assessor de Putin diz que trégua de 30 dias traria apenas alívio temporário para Ucrânia

assessor-de-putin-diz-que-tregua-de-30-dias-traria-apenas-alivio-temporario-para-ucrania

“Trégua de um mês apenas daria alívio para Ucrânia”, diz assessor de Putin

A proposta de cessar-fogo feita pelos Estados Unidos foi aceita por Kiev e deve ser analisada pela Rússia. O principal assessor de política externa do presidente russo Vladimir Putin declarou nesta quinta-feira (13) ter dito a Washington que um cessar-fogo de 30 dias, proposto pelos Estados Unidos, para interromper a guerra na Ucrânia, daria simplesmente uma trégua às forças de Kiev.

Os avanços da Rússia ao longo da frente de batalha nos últimos meses e a tentativa do presidente dos EUA, Donald Trump, de fechar um acordo de paz para pôr fim ao conflito de três anos na Ucrânia aumentaram os temores de que Kiev, apoiada pelo Ocidente, poderia perder a guerra. O enviado especial de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, chegou a Moscou nesta quinta-feira para se encontrar com Putin.

Autoridades russas afirmaram que o assessor de segurança nacional dos EUA, Mike Waltz, forneceu detalhes sobre a ideia de cessar-fogo na quarta-feira (12) e que a Rússia estava pronta para discuti-la. Putin visita região de Kursk pela primeira vez desde invasão da Ucrânia. Zelensky espera “fortes medidas” dos EUA se Rússia rejeitar cessar-fogo. Rússia vai aceitar cessar-fogo com Ucrânia? Veja o que pensam especialistas.

O presidente americano declarou na Casa Branca na quarta-feira esperar que o Kremlin concorde com a proposta dos EUA de um cessar-fogo de 30 dias que a Ucrânia disse que apoiaria. Yuri Ushakov, ex-embaixador em Washington que fala em nome de Putin sobre as principais questões de política externa, afirmou que a proposta dos EUA proporcionaria apenas um alívio temporário para os militares ucranianos, nada mais. Ele ressaltou que o objetivo é um acordo pacífico de longo prazo que leve em conta os interesses legítimos da Rússia.

Ushakov destacou que o líder do Kremlin vai falar com a mídia mais tarde nesta quinta-feira (13) e delinear a posição da Rússia com mais detalhes. Questionado sobre uma notícia da Reuters de que a Rússia teria apresentado aos EUA uma lista de exigências para um acordo que ponha fim à guerra contra a Ucrânia e restabeleça as relações com Washington, o assessor informou que a Casa Branca conhece a posição de Moscou. Portanto, a situação entre Ucrânia e Rússia segue em discussão, com a aceitação da proposta de cessar-fogo sendo um passo importante na busca por uma resolução pacífica.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp