Após mais de 15 dias da polêmica em sessão no Senado Federal, onde fez gesto supremacista branco, o assessor-chefe de Assuntos Internacionais da Presidência da República Filipe Martins está fora do governo. A informação é do blog Poder Online que declara que o presidente Jair Bolsonaro assinou a demissão do seu agora ex-assessor. A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial na próxima semana.
Na quinta-feira, 08, Filipe Martins prestou depoimento na Polícia Legislativa do Congresso Nacional. De acordo com fontes da cúpula do Congresso, Martins deve ser indiciado pelo órgão em razão do episódio. A CNN Brasil informou que investigação deve ser concluída nos próximos dias e enviada ao Ministério Público.
Na semana passada, os senadores aprovaram um voto de censura contra o assessor. A sugestão foi do senador Fabiano Contarato (Rede-ES).
Ainda de acordo com o Poder Online, a saída do “Sorocabannon”, apelido que faz referência a Steve Bannon, o homem que ajudou a gestar Trump, foi feita de maneira discreta e sem muito alarde.