Press "Enter" to skip to content

Assinatura digital e lacração das urnas eletrônicas começa nesta segunda, 29

Última atualização 29/08/2022 | 13:54

Na manhã desta segunda-feira, 29, teve início a cerimônia de assinatura digital e lacração das urnas eletrônicas, visando as Eleições 2022. Uma das últimas etapas da verificação dos programas se estenderá até a próxima sexta-feira, 2. O encerramento terá a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Verificação nas urnas eletrônicas

Durante a cerimônia, dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI) compilarão os programas das urnas eletrônicas. As operações acontecerão durante toda a semana, das 10h às 18h. Membros da imprensa podem acompanhar a cerimônia no Espaço Multiuso, subsolo do edifício-sede do Tribunal.

De forma detalhada, na assinatura digital e lacração das urnas realiza-se a geração de resumos digitais (hashes) dos programas. Além disso, é dada a permissão, aos representantes, para assinar digitalmente os sistemas eleitorais, com programa próprio, para posterior verificação. Os sistemas ganham assinatura digital pelo TSE, gravados em mídia não regravável, lacrados e armazenados em cofre.

Após a conclusão do processo, os representantes poderão apresentar impugnação com fundamentação ao TSE. A cerimônia é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas das urnas eletrônicas, as quais terão suas utilizações nas votações do primeiro e do segundo turnos das Eleições de 2022.