A Polícia Civil de Goiás está investigando uma assistente social suspeita de desviar o benefício social de um idoso e realizar um empréstimo de R$ 20 mil em seu nome, no município de Goianápolis. A operação de combate a crimes patrimoniais contra pessoas idosas foi deflagrada nesta quinta-feira, 17.
Segundo a investigação, a assistente social abordou um idoso de 65 anos, que vivia em situação de rua, oferecendo ajuda para requerer sua aposentadoria. Como ele não possuía celular, ela se prontificou a instalar o aplicativo bancário em seu próprio telefone e, inicialmente, repassou o valor dos dois primeiros benefícios ao idoso.
A partir do terceiro mês, no entanto, a suspeita alegou que havia um problema no pagamento e que não conseguiria mais fazer os saques. Desconfiado, o idoso foi até o banco, onde descobriu que não havia nenhum problema com sua aposentadoria e que os saques vinham sendo realizados regularmente. Os valores retirados eram transferidos tanto para a conta da assistente social quanto para a de terceiros.
Além disso, durante as investigações, o delegado Leonilson Pereira informou que foi identificado um empréstimo de quase R$ 20 mil feito em nome da vítima, com o valor sendo distribuído em diversas contas bancárias.
Em depoimento, a assistente social confessou o crime e justificou suas ações dizendo que sofria de vício em apostas online. A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão em sua residência, recolhendo seu celular e documentos que confirmam a prática dos delitos.
A investigação segue em andamento para identificar outras possíveis vítimas. A assistente social, que não foi presa, poderá responder por furto mediante fraude e falsidade ideológica.