Assistente virtual da Comurg realiza mais de 27 mil atendimentos à população em seis meses

Assistente virtual da Comurg realiza mais de 27 mil atendimentos à população em seis meses

Em operação há seis meses, o assistente virtual da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) já realizou mais de 27 mil atendimentos online, oferecendo suporte a questões que vão desde a coleta de lixo à denúncia de descarte irregular. O software utiliza inteligência artificial e programação para se comunicar com os usuários pelo WhatsApp em um bate-papo simples, objetivo e altamente resolutivo.

“O morador manda um oi para o número 62 9855-8555 e o atendimento é iniciado. Um assistente virtual envia uma mensagem de texto solicitando o CEP da pessoa e na sequência surge na tela o menu de opções. Basta responder com a opção desejada e seguir interagindo até que a demanda seja concluída. A interação é fácil e totalmente segura”, garante o diretor de Planejamento da Comurg, Vinícius Nogueira.

Todos os serviços da Companhia estão disponíveis no menu. Hoje o mais procurado é o Cata-Treco, seguido da remoção de árvores e galhadas em razão do período chuvoso. “Muitos dos atendimentos nem chegam aos atendentes humanos porque o chatbot já resolve, impedindo a sobrecarga do atendimento e proporcionando informações mais diretas à população”, explica Nogueira.

O índice de satisfação do chatbot da Comurg é de 4.5 pontos, numa escala de 1 a 5, em que 5 é excelente. O usuário que deseja interagir com um atendente real pode fazer a solicitação na própria conversa, sendo direcionado para a central. Durante o bate-papo também é ofertado o serviço de envio gratuito de informações via WhatsApp sobre inauguração de praças, dicas de compostagem e armazenamento de lixo, dentre outras utilidades.

“Além de resolver as questões individuais, conseguimos mapear quais são as maiores demandas e de quais bairros elas estão sendo geradas. Com esses dados compilados somos capazes de direcionar os serviços e sanar as necessidades de cada região. Nosso chatbot é a tecnologia a favor do cidadão. Continuaremos investindo e aprimorando o software”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

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Calendário de pagamento do Bolsa Família 2025 é divulgado; saiba quando recebe

Os cerca de 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família já podem conferir a data de pagamento do programa social para o ano de 2025. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou o calendário dos benefícios, que ocorrerão nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Os pagamentos começarão em 20 de janeiro para as famílias com NIS de final 1 e terminarão em 23 de dezembro para as famílias com NIS de final 0. Em dezembro, o cronograma é antecipado em cerca de uma semana devido ao Natal. Esse escalonamento ajuda a organizar e facilitar o acesso aos benefícios para todos os beneficiários.

Confira o calendário:

Calendário Bolsa Família 2025

Atualização de Dados no CadÚnico

Para evitar a perda do benefício, o MDS recomenda que cada beneficiário atualize os dados dele e da família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) a cada 24 meses. Após a aprovação do pacote de corte de gastos, o processo exigirá biometria. A pessoa responsável pela família deve ir a um posto de atendimento socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou a um posto de atendimento do Cadastro Único, apresentando os documentos de cada pessoa da família e comprovando a renda domiciliar.

Para estar habilitada a receber o Bolsa Família, a família deve ter uma renda de no máximo R$ 218 mensais por integrante que vive na mesma casa. Além disso, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico. O cadastramento é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios. Desde março de 2023, o Governo Federal garante um repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita, com adicionais conforme a composição da família.

Adicionais e formas de recebimento

O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, garantindo a alimentação da criança. Além disso, o Bolsa Família oferece um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos, e um adicional de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos. Os pagamentos podem ser feitos pelo aplicativo Caixa Tem ou podem ser sacados em caixas eletrônicos por quem tem o cartão do programa social.

Quem tiver dúvidas sobre o Bolsa Família pode ligar no Disque Social, no número 121, ou acionar o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do número 111. Os beneficiários também podem consultar os aplicativos do Bolsa Família e da Caixa, disponíveis para download gratuito nas lojas virtuais.

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