A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) confirmou assinatura de acordo para colocar um fim na paralisação dos caminhoneiros autônomos, nesta segunda-feira (28). A categoria conseguiu ser atendida em diversas reivindicações, dentre delas o subsídio, pelo Governo Federal, do valor referente ao que seria a retirada do PIS, Cofins e Cide sobre o óleo diesel. A medida permitirá a redução de R$0,46 no preço do diesel até o final do ano.
Em nota, a Abcam informou:
“A Abcam considera o acordo assinado como uma vitória, já que o acordo anterior previa uma redução de apenas 10% por apenas 30 dias. Entretanto, a Associação acredita que até dezembro deste ano o Governo encontre soluções para que essa redução seja permanente.”
Ministros que integram o gabinete de crise e representantes da área econômica do governo passaram o dia reunidos no Palácio do Planalto, no último domingo (27), para calcular os impactos do acordo, assinado à noite por lideranças dos caminhoneiros autônimos.
“Sendo assim, já que o objetivo foi alcançado, a Abcam pede a todos os caminhoneiros que voltem ao trabalho”, diz a nota da entidade.