Press "Enter" to skip to content

Associação LGBTQIA+ pede prisão do cantor Bruno por transfobia; entenda

Última atualização 31/05/2023 | 17:17

O cantor sertanejo Bruno, que forma dupla com Marrone, se tornou alvo de uma denúncia por transfobia contra a repórter Lisa Gomes, da Rede TV!. A denúncia foi protocolada no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pela Associação LGBTQIA+, na última segunda-feira, 29. Houve um pedido de tutela de urgência e de suspensão dos shows do sertanejo por 90 dias com uso de tornozeleira eletrônica ou prisão preventiva.

 

Segundo o advogado da instituição, Ângelo Carboni, Bruno não é réu primário e é reincidente por crime semelhante, sendo condenado a indenizar a vítima em R$ 10 mil. “A impunidade é muito grave porque dá possibilidade a ele e aos seus ‘parças’ de fazerem o mesmo. Então, representando a Associação LGBTQIA+, optamos por tomar uma medida mais drástica. Será que ele está fazendo por maldade ou achando que pagando R$ 10 mil vai resolver e ficar impune?”.

 

Na tentativa de se retratar com a jornalista, Bruno publicou um vídeo se desculpando. “Estou aqui para pedir desculpas para Lisa Gomes, pelo que perguntei para ela. Eu fui totalmente infantil, totalmente inconsequente. Acho que não tem como voltar no tempo e quero pedir perdão para ela. Perdão, Lisa Gomes”, disse.

 

Os internautas se posicionaram sobre o caso. “É preciso ter mais empatia. Sabemos que você gosta de brincadeiras, tem um astral legal, mas tudo tem limites. É bacana ver a sua atitude”, comentou um internauta pelo Instagram. Em outros comentários, vários internautas se posicionaram a favor da dupla de Marrone. “Você não fez nada de errado. Forte abraço!”, disparou outro. 

 

Já no Twitter, algumas pessoas repudiaram a conduta do sertanejo. “Asquerosa a fala do cantor Bruno para a repórter Lisa Gomes, mulher trans, que foi constrangida com esse absurdo. Transfobia é crime e Bruno deve ser responsabilizado”, disse uma usuária da rede social.

 

Lisa agradeceu ao apoio do público compartilhou o sentimento. “Foi horrível o que eu passei, me trouxe novamente a um lugar que eu não gostaria de estar, que é o lugar de transição. Esse processo de transição é um processo muito doloroso e muito difícil (…) me senti desrespeitada por você sim, Bruno. Não gostaria que você sentisse isso também, porque é muito ruim, e eu acho que você nunca vai passar e nunca vai sentir o que eu estou sentindo agora nesse momento”, afirma. 

 

Entenda o caso

 

No dia 12 de maio, enquanto fazia a cobertura do show da dupla sertaneja Bruno e Marrone, no Vila Country, em São Paulo, a repórter do TV Fama, programa da Rede TV!, Lisa Gomes foi surpreendida com uma pergunta constrangedora feita por Bruno. Na ocasião, ele questionou a jornalista, que é uma mulher trans, se ela tem o órgão genital masculino. 

 

Ao ser surpreendida pelo infeliz questionamento, Lisa rebateu perguntando “como assim?”, e o cantor reforça a pergunta. Em vídeo publicado, Lisa afirmou que no momento da ofensa manteve “a classe”, mas que a vontade era de agredir o cantor. “Se eu fizesse isso, estaria hoje nas manchetes dos jornais como a vilã da história: ‘Trans agride cantor sertanejo’. Isso não pode passar em branco. Ele tem que aprender, de alguma forma”, desabafa.

 

Assista ao vídeo: