Press "Enter" to skip to content

Asteroide do tamanho do Maracanã passará muito próximo da Terra nesta sexta-feira

Última atualização 01/02/2024 | 18:09

O sistema de monitoramento da Nasa prevê que um asteroide um pouco menor que o famoso arco do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, com seus 300 metros de diâmetro deve passar muito próximo do planeta Terra nesta sexta-feira ,2.

O objeto astronômico deve se aproximar do planeta por volta das 11h41 no horário de Brasília. De acordo com a Nasa, o 2088 OS7, como é chamado o asteroide, é “potencialmente perigoso”. Ele deve passar a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros do planeta. Mas apesar do tamanho e da avaliação “potencialmente perigosa”, a NASA garante que não há risco de colisão.

‘‘Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois este asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela’’ disse o Dr. Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick.

A NASA descreve asteroides potencialmente perigosos como aqueles que têm mais de 140 metros de diâmetro e que se aproximam a pelo menos 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra em torno do Sol.

O asteroide 2088 OS7 é considerado “potencialmente perigoso” porque tem mais de 140 metros de diâmetro e se aproximará a menos de 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra em torno do Sol.

“É um asteroide muito pequeno, cuja órbita se cruza com a da Terra, por isso foi classificado como potencialmente perigoso”, disse Kim. De acordo com o cientista, o próximo asteroide classificado dessa forma passará próximo à Terra será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029.