Astronautas da Nasa voltam à Terra após 9 meses no espaço: desafios da readaptação física e recondicionamento

astronautas-da-nasa-voltam-a-terra-apos-9-meses-no-espaco3A-desafios-da-readaptacao-fisica-e-recondicionamento

Após quase 9 meses no espaço, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams voltaram à Terra na última terça-feira (18) após 286 dias de missão. O retorno à gravidade pode causar diversas alterações físicas nos corpos dos astronautas, devido à redistribuição de fluidos, o que pode resultar em um visual de “pernas de galinha” e “cabeça inchada”. A adaptação à vida na Terra se inicia assim que pisam no solo.

Estudos realizados pela Nasa indicam que os astronautas que retornam da Estação Espacial Internacional podem apresentar déficits em diversas capacidades físicas, como aeróbica, força muscular, equilíbrio e coordenação. Para lidar com essas mudanças, os astronautas passam por avaliações médicas imediatas e um programa de recondicionamento físico é elaborado para cada um deles, visando melhorar sua condição física e auxiliar na adaptação ao ambiente terrestre após a longa permanência na microgravidade.

O programa de recondicionamento dos astronautas inicia-se logo no dia do pouso, com duas horas diárias de exercícios durante 45 dias, adaptados às necessidades individuais. Os exercícios visam aumentar a densidade óssea, fortalecer os músculos e o sistema cardiovascular, além de melhorar a coordenação e prevenir lesões. Todo o processo é acompanhado de perto por especialistas em Força, Condicionamento e Reabilitação de Astronautas da Nasa.

Nas fotos divulgadas, é possível observar o antes e depois dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que foram registrados em diferentes momentos de suas missões. Os registros revelam como suas fisionomias se transformaram ao longo do período de quase 9 meses no espaço, desde seu embarque na Starliner, da Boeing, até o retorno à Terra após viverem na Estação Espacial Internacional.

Em resumo, a readaptação de astronautas à vida com gravidade após longos períodos no espaço é um processo complexo e detalhado, que envolve avaliações médicas, programas de recondicionamento físico e acompanhamento especializado para garantir que todos os cientistas retornem com saúde e bem-estar. A jornada de volta à Terra é marcada por desafios físicos, mas também por conquistas e descobertas que contribuem para o avanço da ciência espacial.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp