Tudo aqui parece chegar depois. Até os cometas parecem estar cientes sobre como as coisas funcionam na terra. Os filmes, os videogames, os vírus… tudo depois. Mas finalmente está aqui a razão da paixão dos astrônomos leigos: O cometa Neowise deverá ser visto pelos céus brasileiros de hoje à noite, até o final do mês de julho, embora seu visual possa ficar comprometido. Em Goiás, é provável que seja visto a partir de domingo, dia 26.
Nas últimas semanas, o cometa vem rendendo imagens incríveis durante sua passagem pelo Hemisfério Norte e deu um show particular para os astronautas da Estação Espacial Internacional. Agora, chegou a nossa vez. Inicialmente, ele vai aparecer apenas para observadores da região Norte, depois Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, nesta ordem, “descendo” pelos nossos céus. Em São Paulo, faz sua primeira aparição na sexta-feira, dia 24.
Ainda não é possível afirmar se ele será visível a olho nu, pois há muitos fatores imprevisíveis em jogo —como a composição do cometa, a velocidade com que os gases de sua cauda são expelidos e as condições atmosféricas. Então, “como faço para ver?”. É simples (mas nem tanto): O cometa aparecerá todos os dias até 30 de julho logo após o pôr do sol, por volta das 18h30. É preciso olhar para a direção noroeste, bem perto do horizonte.
A cada dia, ele estará um pouquinho mais alto —no domingo, a elevação será de cerca de 15°. Um binóculo astronômico ou de longo alcance pode ajudar. Busque um lugar alto, com o céu escuro, sem luzes artificiais próximas, e com o horizonte o mais livre de obstáculos possível. Torça pela ausência de nuvens e chuva. Um software ou app de observação dos céus (como o Skywalk, Starchart ou Stellariu) também podem te ajudar.
Se você perder, sempre tem o Instagram da NASA para matar um pouquinho a nossa vontade de ver o céu.