Press "Enter" to skip to content

Astrônomos descobrem asteroide com três luas

Última atualização 09/02/2022 | 18:11

Astrônomos descobriram um novo segredo do asteroide 130 Elektra, que abrigava duas luas já identificadas, na verdade o asteroide 130 Elektra é o primeiro asteroide quádruplo encontrado no sistema solar.

Elektra foi descoberto em 1873, em órbita em um cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Com um formato retangular e 257 km de diâmetro em seu lado mais prolongado ele é considerado um asteroide relativamente grande e dá uma volta no Sol a cada cinco anos terrestres, segundo informações do site HeroMag.

A novidade sobre o asteroide teve inicio em 2003, quando os cientistas encontraram a primeira lua o orbitando, já a segunda lua foi identificada em 2014. Apesar de ser interessante, as descobertas não mostraram nada de excepcional sobre ele, já que mais de 150 asteroides já conhecidos tem uma ou duas luas.

“Múltiplas luas podem ser encontradas em torno de grandes asteroides”, explicou Bin Yang, astrônoma do observatório europeu do sul, no Chile, que descobriu a segunda lua orbitando o asteroide.

Novas descobertas

Entretanto a história foi além, apenas quando uma equipe do Instituto de Pesquisa Astronômica Nacional da Tailândia, formado pelo pesquisador Anthony Berdeu e alguns colegas, usaram imagens feitas por um telescópio da estrutura chilena para olhar o Elektra mais de perto, encontrando evidências de que uma terceira lua foi encontrada  escondida dentro das órbitas das outras duas luas.

“Este é o primeiro asteroide com três luas”, disse o Dr.Berdeu em entrevista ao site de ciências. “Nós estamos muito confiantes, é bastante animador.” declarou.

Os resultados vistos foram significativos o suficiente para publicação na revista científica Astronomy & Astrophysics.