Press "Enter" to skip to content

Atacante do Flamengo, Gabigol se defende e nega ter tentado fraudar exame antidoping

Última atualização 22/12/2023 | 15:14

O jogador Gabigol, atacante do time do Flamengo, emitiu uma declaração em resposta à denúncia apresentada pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) na quarta-feira, 21. Ele foi acusado de suposta tentativa de fraude em um exame de controle de doping realizado em 8 de abril.

A informação foi divulgada pelo portal ge. “O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo”, divulgou o atleta em comunicado. “Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame”.

Conforme a acusação apresentada pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem, o jogador teria agido de maneira a obstaculizar a realização do exame, destacando-se como o único atleta que não se submeteu ao teste antes do treinamento marcado para às 10h, nas instalações do Ninho do Urubu.

Segundo a matéria, Gabigol teria obstaculizado o procedimento, retardando o início da atividade e desrespeitando os oficiais da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

O jogador ainda teria se ausentado para o almoço e, aproximadamente 90 minutos depois, demonstrou desconforto ao ser escoltado por um dos membros da entidade até o banheiro para a coleta. No desfecho, Gabigol teria entregado o recipiente coletor aberto, em desacordo com as orientações.

A denúncia apresentada pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem se fundamenta no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata sobre “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. A punição máxima neste caso é de quatro anos de suspensão.

Veja o comunicado divulgado por Gabigol

“O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site Globo.com. O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Att, Staff Gabigol e família”.