Depois de muita espera, a Academia anunciou os indicados ao Oscar 2022. Os grandes destaques foram “Ataque dos Cães”, com 12 indicações, e “Duna”, com 10. Os nomes confirmaram alguns elementos esperados, outros surpreendentes e alguns esnobes. Na categoria principal, de Melhor Filme, dez obras receberam nomeações, incluindo “Drive My Car”, um filme japonês.
As indicações ao Oscar de filmes como “Ataque dos Cães”, “Belfast”, “Duna” e “Amor, Sublime Amor” já eram esperadas, mas a Academia surpreendeu em decisões como “O Beco do Pesadelo” substituindo “Apresentando os Ricardos” em Melhor Filme.
Nas categorias de atuação, Kristen Stewart foi lembrada por “Spencer”, após não aparecer em outras grandes premiações, incluindo o BAFTA. Por outro lado, Lady Gaga ficou de fora por “A Casa Gucci”.
Em “Canção Original”, o Oscar terá apresentações de artistas como Beyoncé, por “King Richard”, e Billie Eilish, por “007: Sem Tempo Para Morrer”. O longa “Não Olhe Para Cima” também ganhou bastante espaço, mas Leonardo Di Caprio acabou não aparecendo em Melhor Ator.
Confira a lista completa dos filmes indicados ao Oscar de 2022, que será em 27 de março:
MELHOR FILME
- Belfast
- No Ritmo do Coração
- Não Olhe Para Cima
- Drive My Car
- Duna
- King Richard: Criando Campeãs
- Licorice Pizza
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
MELHOR DIREÇÃO
- Kenneth Branagh, por Belfast
- Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
- Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
- Jane Campion, por Ataque dos Cães
- Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor
MELHOR ATOR
- Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos
- Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
- Andrew Garfield, por Tick, Tick… Boom!
- Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
- Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth
MELHOR ATRIZ
- Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye
- Olivia Colman, por A Filha Perdida
- Penélope Cruz, por Mães Paralelas
- Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos
- Kristen Stewart, por Spencer
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Ciarán Hinds, por Belfast
- Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
- Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
- J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos
- Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Jessie Buckley, em A Filha Perdida
- Ariana DeBose, em Amor, Sublime Amor
- Judi Dench, em Belfast
- Kirsten Dunst, em Ataque dos Cães
- Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- Kenneth Branagh, por Belfast
- Adam McKay, por Não Olhe Para Cima
- Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs
- Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
- Eskil Vogt & Joachim Trier, por The Worst Person in the World
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- Siân Heder, por No Ritmo do Coração
- Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car
- Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth, por Duna
- Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
- Jane Campion, por Ataque dos Cães
MELHOR FOTOGRAFIA
- Greig Fraser, por Duna
- Dan Lautsen, por O Beco do Pesadelo
- Ari Wegner, por Ataque dos Cães
- Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth
- Janusz Kominski, por Amor, Sublime Amor
MELHOR TRILHA SONORA
- Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima
- Hans Zimmer, por Duna
- Germaine Franco, por Encanto
- Alberto Iglesias, por Mães Paralelas
- Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
- “Be Alive” (King Richard: Criando Campeãs)
- “Dos Oruguitas” (Encanto)
- “Down to Joy” (Belfast)
- “No Time to Die” (007 – Sem Tempo Para Morrer)
- “Somehow You Do” (Four Good Days)
MELHOR EDIÇÃO
- Hank Corwin, por Não Olhe Para Cima
- Joe Walker, por Duna
- Pamela Martin, por King Richard: Criando Campeãs
- Peter Sciberras, por Ataque dos Cães
- Myron Kerstein & Andrew Weisblum, por Tick, Tick… Boom!
MELHOR FIGURINO
- Jenny Beavan, por Cruella
- Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran, por Cyrano
- Jacqueline West & Robert Morgan, por Duna
- Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo
- Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amor
MELHOR CABELO & MAQUIAGEM
- Um Príncipe em Nova York 2
- Cruella
- Duna
- The Eyes of Tammy Faye
- Casa Gucci
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
- Patrick Vermette, por Duna
- Tamara Deverell, por O Beco do Pesadelo
- Grant Major, por Ataque dos Cães
- Stefan Decbant, por A Tragédia de Macbeth
- Adam Stockhausen, por Amor, Sublime Amor
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- Drive My Car (Japão)
- Flee (Dinamarca)
- A Mão de Deus (Itália)
- Lunana: A Yak in the Classroom (Butão)
- The Worst Person in the World (Noruega)
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
- Ascension
- Attica
- Flee
- Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
- Writing with Fire
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
- Audible
- Lead Me Home
- The Queen of Basketball
- Three Songs for Ben Azir
- When We Were Bullies
MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM
- Encanto
- Flee
- Luca
- A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
- Raya e o Último Dragão
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM
- Affairs of the Art
- Bestia
- Boxballet
- Robin Robin
- The Windshield Wiper
MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION
- Ala Kachuu – Take and Run
- The Dress
- The Long Goodbye
- On My Mind
- Please Hold
MELHOR SOM
- Belfast
- Duna
- 007 – Sem Tempo Para Morrer
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
MELHORES EFEITOS VISUAIS
- Duna
- Free Guy: Assumindo o Controle
- 007 – Sem Tempo Para Morrer
- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
- Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa