Ataque em escola de Sobral: polícia investiga tráfico de drogas como motivação do crime
O DE Civil do Ceará está investigando se o tráfico de drogas foi o motivo que levou ao ataque na Escola Estadual Luiz Felipe, que terminou com dois alunos mortos e três feridos na última quinta-feira (25), em Sobral, no Ceará. Na manhã da sexta-feira (26), a Polícia prendeu o primeiro suspeito de participação no crime.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), na bolsa de um dos alunos mortos foram encontradas embalagens, uma balança de precisão e uma quantidade de droga. À TV Verdes Mares, o delegado João Alberto afirmou que uma das testemunhas ouvidas também relatou que os dois estavam lá não só para comercializar como para consumir entorpecentes.
“Levando em consideração o momento em que esse homicídio foi praticado [quando eles estavam reunidos e com as drogas], a gente tem uma linha de investigação apontando que possa ter ligação entre o motivo do homicídio e a comercialização desse entorpecente”, afirmou o delegado João Alberto. “E vale lembrar que toda venda de entorpecente, e isso eu não estou dizendo no Ceará, estou dizendo no Brasil todo, toda venda de entorpecente tem uma ligação com organizações que a gente tenta debelar todo dia: organizações criminosas”.
O secretário de Segurança do Ceará, Roberto Sá, confirmou que o ataque foi uma execução premeditada. No entanto, ao ser questionado sobre a motivação, ele afirmou que só será possível determinar com o avanço das investigações.
Ainda conforme o delegado João Alberto, um dos adolescentes mortos foi atingido por 13 tiros, enquanto o outro foi atingido por três tiros. O investigador afirmou que os alvos dos criminosos eram os dois adolescentes mortos.
O crime ocorreu na Escola Estadual Professor Luis Felipe, localizada no bairro Campo dos Velhos, perto do centro de Sobral, maior município da região norte do Ceará. A cidade é conhecida nacionalmente pelos bons resultados na educação.
O ataque ocorreu por volta de 9h30, quando os alunos estavam fora das salas, no intervalo das aulas. Imagens de câmeras de segurança, obtidas com exclusividade pela TV Verdes Mares, mostram o momento em que os dois atiradores chegam de moto em uma rua lateral à escola. Eles descem, vão até a lateral e atiram pela grade que separa o pátio da escola da rua.
Um homem de 29 anos foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (26), no bairro Sumaré, por suspeita de envolvimento no ataque a tiros na Escola de Ensino Médio Luis Felipe, em Sobral. Um segundo suspeito está sendo procurado. Em entrevista, o delegado João Alberto informou que o suspeito preso seria o garupeiro da moto usada no crime. A identidade do indivíduo não foi divulgada, mas foi informado que ele estava com um mandado de prisão em aberto por um homicídio ocorrido em julho.
Uma das hipóteses para o crime que matou os dois estudantes na escola em Sobral é o confronto entre facções, conforme apuração da TV Globo. Segundo o governador do estado, Elmano de Freitas, sete facções disputam o domínio por territórios onde podem monopolizar o tráfico de drogas e serviços como acesso à internet. Esses grupos criminosos são responsáveis por 90% dos assassinatos no estado, ainda de acordo com Elmano. A guerra entre os bandos tornou o Ceará o estado com a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes em 2024.




