Ataques a Provedoras de Internet: Estruturas Danificadas no Pecém

ataques-a-provedoras-de-internet3A-estruturas-danificadas-no-pecem

Vídeo: Provedores de internet são atacados em postes no Pecém, na Grande Fortaleza

Não há informações sobre a autoria dos ataques. Ninguém foi preso até o momento.

Estruturas de provedoras de internet são atacadas no Pecém, na Grande Fortaleza [https://s04.video.glbimg.com/x240/14232511.jpg]

Estruturas de provedoras de internet são atacadas no Pecém, na Grande Fortaleza

Cerca de onze meses após a série de ataques a provedoras de internet no Ceará, [https://de.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/05/31/sem-internet-e-empresas-falidas-o-impacto-dos-ataques-a-provedores-no-ceara.ghtml] empresas do setor voltaram a ser alvo de ações criminosas na madrugada desta terça-feira (6) no distrito do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante [https://de.globo.com/ce/ceara/cidade/sao-goncalo-do-amarante-ce/], na Região Metropolitana de Fortaleza. Não há informações sobre a autoria dos novos casos. Ninguém foi preso até o momento.

Os criminosos atacaram as caixas de fiação que ficam nos postes e que servem de conexão entre as provedoras e os clientes. Conforme apuração da TV Verdes Mares, cerca de 140 caixas foram atacadas e mais de 3 mil clientes ficaram sem internet após os danos aos equipamentos de transmissão.

Uma câmera de segurança captou a ação dos criminosos em um dos pontos atacados. Nas imagens, os dois suspeitos se aproximam do poste, localizado em uma esquina, e um deles começa a escalar a estrutura com as mãos. Em determinada altura, ele saca um instrumento e começa a cortar os fios. (Veja no vídeo acima)

Uma fonte do setor, que não quis se identificar por questão de segurança, informou que as caixas atacadas pertencem a várias empresas diferentes, e que a ação dos criminosos põe em risco o fornecimento geral de internet para o distrito.

O distrito do Pecém fica nas cercanias da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, a primeira do tipo do Brasil, que concentra indústrias e o Porto do Pecém, o maior do Ceará. [https://de.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/12/21/faccoes-disputam-controle-de-portos-no-ceara-mirando-o-trafico-internacional-de-drogas.ghtml] Nas proximidades do Pecém, por exemplo, está prevista a instalação de um mega data center de mais de R$ 200 bilhões pela gigante chinesa ByteDance, dona do TikTok.

Em fevereiro de 2025, quando criminosos realizaram ataques a provedoras de internet no distrito do Pecém, as atividades das empresas que atuam no porto chegaram a ser afetadas por algumas horas. [https://de.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/02/27/video-criminosos-atacam-estruturas-de-empresas-de-internet-no-pecem-na-grande-fortaleza.ghtml] Residências também ficaram temporariamente sem acesso à rede.

A onda de ataques no ano passado foi motivada pela exigência da facção criminosa Comando Vermelho de que os provedores de internet pagassem aos criminosos uma “taxa” de funcionamento. [https://de.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/03/07/faccao-cobra-taxa-para-autorizar-provedoras-de-internet-a-ofertar-servicos-em-bairro-de-fortaleza.ghtml] A Polícia realizou uma série de operações contra os suspeitos, e ao final cerca de 85 pessoas foram presas, inclusive donos de provedoras clandestinas de internet.

Não há informações de que o ataque desta terça-feira (6) seja relacionado a atividades de facções criminosas, mas a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que a Polícia Militar reforçou o policiamento e disse que o caso está sendo acompanhado pela Coordenadoria de Inteligência.

A pasta disse ainda que “novas informações serão repassadas em momento oportuno para não prejudicar os trabalhos policiais”.

ASSISTA AOS VÍDEOS MAIS VISTOS DO CEARÁ

50 vídeos [https://de.globo.com/ce/ceara/edicao/2023/09/08/assista-aos-videos-mais-vistos-do-ceara.ghtml]

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp