Press "Enter" to skip to content

Ateliê do Gesto apresenta aulas-espetáculo gratuitas, resultantes do projeto “A procura do gesto”

Última atualização 09/02/2024 | 16:46

Neste mês de fevereiro, o Ateliê do Gesto, plataforma criativa da cidade de Goiânia,  apresentará quatro aulas-espetáculo chamadas “A Procura do Gesto”. Esta ação faz parte de um grande projeto que o Ateliê desenvolveu ao longo de 2023 de residências artísticas, um trabalho desenvolvido para pensar e mergulhar em processos criativos em diálogo com outros artistas. As apresentações acontecerão em quatro diferentes equipamentos culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia, nos dias 20, 22, 23 e 29 de fevereiro, às 20h. Serão palco deste trabalho, respectivamente: Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia; Centro Cultural UFG; Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia; Teatro Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia. As exibições são gratuitas e aberta ao público.

Segundo os realizadores, João Paulo Gross e Daniel Calvet, o intuito deste trabalho é o de abrir espaço para que o processo criativo, enquanto busca, possa ser o protagonista da cena. O palco será um ambiente de provocações, descobertas conjuntas, questionamentos. As aulas-espetáculo expõem e trazem à superfície as tensões, os desejos e a experiência de viver e revelar um pouco de como ocorre o processo criativo. Após a aula-encenação haverá um bate-papo com os artistas, momento que também contribui para a troca de saberes e curiosidades.

O Projeto A Procura do Gesto – Residências Artísticas é uma realização do Ateliê do Gesto e da Lúdica Eventos e Projetos Culturais, e foi contemplado pelo Edital de Fomento a Dança do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017. O trabalho também contou com o apoio do Centro Cultural UFG – PROEC – Pro-Reitoria de Extensão e Cultura – UFG – Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia e Câmpus Aparecida de Goiânia. 

Um mergulho no gesto – o que esperar?

O trabalho que será visto em Goiânia é parte do que foi construído pelo Ateliê do Gesto em suas andanças, em contato residente no Rio de Janeiro, com o que está sendo produzido na capital carioca. De acordo com João Paulo Gross, um dos responsáveis pelo projeto ao lado do Daniel Calvet, o trabalho com Duda Maia trouxe um impacto significativo nos conteúdos do grupo. Sobre isso, Gross explica: “depois que fizemos a residência com a Duda, percebemos as possibilidades de uma abordagem totalmente a partir do movimento. Isso proporciona um trabalho de grande escuta e mergulho dentro do campo criativo, deixando que o movimento se revele enquanto potência.”

O formato chamado de aula-espetáculo garante uma liberdade de apresentação de exercícios, cenas criadas, explicações verbais, vídeos, além do bate papo aberto com o público. Sobre esse resultado, João Paulo explica: “hoje em dia tem-se uma urgência em querer um resultado, em justificar as coisas. Um projeto dessa natureza tem um valor que muitos desconhecem, porém necessário para a arte, que precisa de um outro tempo para que algo possa emergir. É um projeto e um processo muito valioso e que precisa ser bem cuidado, com espaço e respiro para deixar chegar, para que possamos ter a sensibilidade e o comprometimento com o que se dará nesse encontro. Um espaço sagrado para a criação artística e o tempo do corpo, que hoje em dia, muitas vezes fica refém de prazos e burocracias que interferem no fazer artístico.”

As residências

Em 2023 o Ateliê do Gesto tanto ofertou uma residência para pesquisadores de Goiânia, quanto participou ele próprio de um trabalho de intercâmbio, junto à artista carioca Duda Maia. De acordo com os idealizadores deste projeto, o intuito foi estabelecer diálogos entre intérpretes/criadores, fortalecendo a cena artística local e nacional.

A residência em Goiânia pretendeu estabelecer uma relação de busca pela construção de novas linguagens em dança, relacionando o cenário cultural local com o trabalho feito em outras regiões do país.

O projeto como um todo pretendeu colaborar, assim, com a movimentação do mercado nacional, possibilitando um espaço para produção de conhecimento, troca de experiências e saberes e circulação de informação entre os envolvidos.

Equipe do projeto:

João Gross – diretor criativo do Ateliê do Gesto

Daniel Calvet – diretor criativo do Ateliê do Gesto

Duda Maia – Artista, diretora e coreógrafa convidada

Marci Dornelas (Lúdica Produções) – produtora do projeto