Atenção ao comprar é essencial para evitar trocas de presentes

Gerente do PROCON Goiás explica em quais casos podem ocorrer trocas de presentes e alerta consumidores para cuidados na hora de negociar suas compras

O consumidor que ganhou ou comprou presentes no Natal e deseja realizar trocas, seja pelo tamanho, problemas técnicos entre outros, deve prestar atenção na hora de finalizar sua compra. A Gerente de Atendimento do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Goiás (PROCON-GO), Rosania Nunes, deixa algumas dicas para quem planeja voltar às lojas após o fim do feriado. “Uma dica é: antes de efetuar sua compra, verifique com o estabelecimento quais são suas regras pré-estabelecidas para trocas de produtos”, alerta a gerente.

Mera cortesia do lojista para fidelizar o cliente, a troca não está estabelecida no Código de Defesa do Consumidor (CDC) como obrigatória. O comerciante não é obrigado a efetuar trocas de presentes por motivos de gosto, cor, tamanho, entre outros ou quando não há vício (defeito). Quando um produto eletrônico apresenta vicio, por exemplo, Rosania explica que o fornecedor tem até 30 dias para encaminhar o mesmo para a assistência técnica autorizada, sem nenhum custo para o consumidor. Caso após esse prazo o problema não for resolvido, o cliente tem direito à substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; restituição imediata do valor pago ou abatimento do preço em outra mercadoria de sua preferência.

“Se o lojista se comprometer a realizar trocas, ele então será obrigado caso você volte. Por isso, sempre que possível, teste o produto na loja e solicite nota fiscal ou recibo”, explica Rosania. Ela ainda lembra que o comerciante pode estipular prazos de sete, 15 ou 30 dias em casos de devoluções por gostos, trocas etc.

Entre os dias 01 de janeiro e 26 de dezembro de 2017, segundo dados do PROCON-GO, foram registrados 5.005 (cinco mil e cinco) casos de reclamações por vício de qualidade em produtos, enquanto do lado de problemas de garantias ocorreram 626 registros. Produtos com vícios de qualidade, como roupas com manchas, geladeiras com riscados, podem ser colocados em promoção, porém o lojista deve deixar claro para o cliente, lembra ainda Rosania.

Demais plataformas

Aqueles que preferem comprar no conforto de casa, usando internet, telefone ou catálogos, segundo Rosania, encaixam-se no chamado “prazo de reflexão”, no qual o cliente tem sete dias, a partir do momento em que recebeu o produto, para poder reclamar com o fornecedor, sem a necessidade de apresentar motivo, podendo devolvê-lo, e até receber restituição, variando de acordo com a política do estabelecimento.

No mercado informal

Nesse período de festas, muitos preferem economizar procurando preços mais em conta no chamado “mercado informal”, seja em feiras livres ou nas lojas da Rua 44, na região central de Goiânia. “O PROCON não fiscaliza esses tipos de estabelecimentos, que não fornecem recibo e o consumidor normalmente não consegue realizar trocas”, finaliza a gerente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo promove lives para empreendedores desvendarem o e-commerce

Descubra como impulsionar suas vendas online no mundo do artesanato e moda! Assista a série de lives gratuitas “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, com especialistas do Sebrae e Shopee. Aprenda o passo a passo para iniciar seu negócio online, definir o preço ideal e dominar estratégias de marketing digital para atrair clientes. As lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, no canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Com o título “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, as lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, e serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
Especialistas renomados participam das lives e ensinam o passo a passo para o sucesso no ambiente digital. Aprenda como iniciar um negócio no e-commerce, descubra a fórmula para chegar ao preço certo e domine as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.
 
“Essa iniciativa é voltada para micro e pequenos empreendedores, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e, agora, precisam de ajuda para desvendar o mercado digital. As palestras são riquíssimas em informações que podem multiplicar as vendas de quem colocar o aprendizado em prática”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
 
A abertura da série de lives, no dia 13/09, conta com a presença do palestrante Nelson M., do Time de Educação e Eventos da Shopee. Mestre em Educação, ele já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil. No dia 20/09, George Gustavo Toledo, formado em Administração e atual Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, comanda o evento.
 
No último dia de live, 27/09, o palestrante do Sebrae aborda estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
 

SERVIÇO

 
Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas Palestrante: Nelson M. Data: 13 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae Data: 20 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online Palestrante: Sebrae Data: 27 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp