Atenção, motoristas: transporte de crianças tem novas regras

Atenção, motoristas: transporte de crianças tem novas regras no Brasil

Nas redes sociais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma publicação a respeito da nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em quatro passos, a postagem aponta as regras para o transporte de crianças.

A regra para transporte de crianças no Brasil

De acordo com a resolução, é obrigatório o uso de dispositivo de retenção para crianças menores de dez anos com menos de 1,45m de altura. Aquelas acima dos 7,5 anos e com mais de 1,45m não se encaixam em tal norma.

Quanto a crianças em motos, é proibido transportar as menores de dez anos ou sem condições de cuidar da própria segurança. Já nos automóveis, crianças menores de dez anos podem sentar no banco dianteiro usando dispositivo de retenção em quatro situações.

A primeira é em veículos que possuem de forma exclusiva apenas o banco dianteiro, como é o caso de uma Volkswagen Saveiro de dois lugares. A segunda é quando a quantidade de menores de dez anos for maior do que a lotação do banco traseiro.

A regra também vale para quando o veículo de fábrica tem apenas cintos de segurança subabdominais (dois pontos) no banco traseiro, ou quando a criança tem 1,45m ou mais de altura. Sobre os cintos de segurança subabdominais, crianças maiores de quatro anos e menores de 7,5 anos podem usá-lo quando o veículo tiver originalmente esses cintos.

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BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

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