Projeto da Universidade de São Paulo (USP) proporciona atendimentos de saúde gratuitos no Vale do Ribeira, SP. No total, 15 especialidades médicas e odontológicas estão disponíveis em postos das cidades de Iguape e Ilha Comprida.
O projeto Bandeira Científica, da Faculdade de Medicina da USP, oferece atendimentos de saúde gratuitos aos moradores de Iguape e Ilha Comprida, no Vale do Ribeira. Os serviços estão disponíveis até o dia 21 de dezembro.
A Bandeira Científica é um projeto de extensão da USP que realiza expedições pelo Brasil. O objetivo é permitir que os alunos apliquem na prática o conhecimento adquirido na faculdade, realizando pesquisas, serviços e atividades educativas para os moradores de áreas vulneráveis.
Nesta edição, a equipe contou com mais de 170 pessoas, incluindo estudantes, médicos, dentistas e professores. Os voluntários atendem 15 especialidades médicas, como pediatria, ginecologia, infectologia e dermatologia, além de ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia e exames oftalmológicos.
O atendimento acontece das 8h às 18h nas duas cidades. Em Iguape, os serviços estão disponíveis na Escola Municipal Vaz Caminha e na Unidade Mista de Saúde. Em Ilha Comprida, os moradores devem se dirigir à Escola Municipal Monte Carlo.
Além disso, o grupo também prestará atendimento em bairros de áreas remotas, rurais e indígenas, sem divulgar os endereços e horários destes postos móveis à imprensa.
O projeto é realizado em parceria com as prefeituras de Iguape e Ilha Comprida, a farmacêutica Sanofi e Organizações Não Governamentais (ONGs). A ação inclui campanhas de conscientização e distribuição de medicamentos essenciais.
Ao final da expedição, os atendimentos serão registrados em relatórios científicos, que servirão de base para a criação de políticas públicas de saúde direcionadas à população do Vale do Ribeira. A iniciativa visa a melhoria da qualidade de vida e acesso à saúde na região.