Atendimento no Vapt-Vupt é impulsionado por Aprendizes do Futuro

Atendimento
O número de atendimentos do Vapt-Vupt saltou de uma média de 22 mil para 93 mil ao mês, um aumento de mais de 400%, com a atuação de 177 jovens do programa Aprendiz do Futuro nesses locais. Eles ficam posicionados na linha de frente de 65 unidades em todo o Estado e, assim que o usuário chega, se apresentam para saber qual é a demanda e procuram resolvê-la no Expresso Totem, que disponibiliza mais de 30 serviços do Governo de Goiás, sem necessidade de prosseguirem para o guichê.
Segundo a coordenadora dos menores na Secretaria de Administração (Sead), Léa Rosane Barcelos, além do aumento significativo no atendimento, o trabalho dos aprendizes colabora com a redução do tempo do usuário dentro das agências, e com a circulação de pessoas, resultando em um ambiente mais confortável. “Eles também repassam à gestão informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos usuários, permitindo a promoção de melhorias nos processos”, ressalta a coordenadora.
Para fazerem esse trabalho, os estudantes passam por duas formações, uma técnica e outra comportamental. Na primeira, eles aprendem sobre a Lei 20.846/2022, que instituiu o Expresso, incluindo temas como instruções normativas, sistema de avaliação de serviços e manuseio do totem. Já a segunda formação foca na comunicação não violenta, escuta ativa e compromisso com a excelência do atendimento.
O senhor Wilton Luiz de Barros, 65 anos, chegou na unidade do Vapt-Vupt do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, para tirar a segunda via da carteira de identidade e foi recebido pela jovem aprendiz Giselly de Morais Oliveira, 16 anos, logo na entrada. “Antes de eu entrar direito, ela já veio até mim para saber o que eu precisava. Foi tão prestativa, que eu quase não precisei falar o que eu queria, ela já ia adiantando todas as etapas. Atendimento nota 10”, avaliou Barros.
Giselly, que trabalha há 1 ano e 4 meses no local, diz que gosta de estar à disposição para ajudar. “Sinto-me revigorada quando um cidadão agradece pelo auxílio prestado por mim. E aqui, além de dominar a parte técnica, aprendi a ter responsabilidade e comprometimento”, declara.
O Aprendiz do Futuro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), é uma das políticas do Goiás Social voltada para jovens em vulnerabilidade econômica. O secretário Wellington Matos destaca que, ao promover o maior programa de socioaprendizagem do mundo, o Governo de Goiás oferece a oportunidade de acesso ao primeiro emprego de forma qualificada a 6.250 jovens nos 246 municípios goianos e, a exemplo do que ocorre no Vapt-Vupt, potencializa o atendimento aos usuários do serviço público.
O programa atende estudantes da rede pública ou bolsistas da rede particular e aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos. Jovens com deficiência, que cumprem medidas socioeducativas e membros de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos e afrodescendentes são prioridade. E, ainda, aqueles pertencentes a famílias que possuam em sua composição mulheres vítimas de violência doméstica. Os menores possuem carteira assinada e salário de R$ 569,36, além de R$ 150,00 de vale alimentação, décimo terceiro, férias, seguro de vida, vale transporte, tablet com internet para fazer cursos de capacitação. Também têm aulas de reforços de Português e Matemática e recebem acompanhamento psicossocial.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp