Carteira de Identidade Nacional: SAC Bahia inicia atendimento por ordem de chegada
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) inicia o atendimento por ordem de chegada para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na segunda-feira (1°). A novidade é um projeto piloto e estará disponível em seis postos e quatro pontos da Rede SAC.
Na capital, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu vão atender por ordem de chegada para a CIN apenas no período da tarde, com entrega de senhas a partir de 11h, exceto Barra, que será às 12h. Pela manhã, o atendimento continua sendo por agendamento prévio através do aplicativo ou site do governo baiano.
O mesmo procedimento será adotado nos postos SAC Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus, localizados no interior da Bahia. O atendimento será realizado apenas no período vespertino, com senhas entregues a partir de 11h. Pela manhã, o agendamento prévio continua sendo feito através do aplicativo ou site do governo.
Além dos postos, os Pontos SAC Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estevão também estão participando da ação. O atendimento nestas unidades será realizado por ordem de chegada durante todo o expediente, com distribuição de senhas a partir de 7h, exceto Pilão Arcado, que começa às 8h.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será obrigatória para todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032. A primeira via é gratuita. O RG, modelo antigo, será válido em todo o Brasil até fevereiro de 2032.
A primeira via da CIN terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão original em mãos, seja de nascimento ou estado civil atualizada.
A CIN oferece a possibilidade de incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Ela também permite adicionar informações sobre condições de saúde e preferências pessoais, como nome social. A versão digital estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão, com um QR Code para verificação da autenticidade.
A validade da CIN varia de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. Para mais informações e novidades, consulte o site da administração pública do estado.