Explosão ocorre fora da sede da Hellenic Train em Atenas; não há feridos
Uma explosão atingiu os escritórios da Hellenic Train em Atenas, de acordo com a polícia grega nesta sexta-feira (11). Não houve relatos de feridos no incidente. A polícia isolou a região depois que duas organizações de mídia receberam chamadas de alerta sobre um possível dispositivo explosivo.
As autoridades policiais foram informadas de que uma bolsa suspeita havia sido avistada perto do prédio, que foi evacuado como medida de precaução. Uma investigação está em andamento e um oficial da polícia sugeriu que a causa provável tenha sido uma bomba improvisada.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo incidente. A Hellenic Train é uma unidade da Ferrovie dello Stato da Itália, responsável por operar rotas de passageiros e carga na Grécia.
Em 2023, um acidente de trem fatal na Grécia resultou na morte de 57 pessoas, principalmente estudantes, e deixou dezenas de feridos. Esse trágico evento é frequentemente citado pelos gregos como um exemplo do descaso com a infraestrutura ferroviária do país ao longo dos anos, destacando também uma falha contínua do Estado em lidar efetivamente com questões de segurança.
O acidente desencadeou uma onda de protestos, alimentada pela falta de confiança nas instituições governamentais. A segurança ferroviária tem sido uma preocupação constante para os cidadãos gregos, que exigem ações concretas para evitar tragédias como a ocorrida em 2023.
A explosão recente fora da sede da Hellenic Train acrescenta mais um capítulo à preocupação contínua com a segurança no sistema ferroviário grego. As autoridades devem redobrar seus esforços para garantir a proteção dos passageiros e funcionários das empresas ferroviárias, a fim de evitar incidentes futuros e restaurar a confiança da população no transporte ferroviário.