O Athletico tem um último jogo para “salvar” o já conturbado e dramático ano do centenário do clube. O Furacão encara o Atlético-MG, neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena MRV, pela última rodada do Brasileirão, em confronto direto contra o rebaixamento. Na tabela, o Athletico é o 16º, com 42 pontos, enquanto o Galo é o 14º, com 44. Quem vencer garante a permanência na Série A em 2025. Se empatar, o Furacão precisa que o Fluminense seja derrotado pelo Palmeiras ou que o Bragantino não ganhe do Criciúma. Se perder, o Athletico só livra do rebaixamento se o Bragantino não vencer o Criciúma.
Há ainda a possibilidade, mais remota, de o Athletico sair da rodada com uma vaga na Sul-Americana 2025. Para isso, precisa vencer e torcer para o Fluminense não ganhar do Palmeiras. Cabe a nós nos preparar da melhor forma para o jogo de domingo. O torcedor pode ficar tranquilo, a gente vai dar a vida em campo para ganhar esse jogo, para que o Athletico possa permanecer no lugar que merece, disse o técnico Lucho González.
O fato é que o Athletico enfrenta um momento desafiador no fim da temporada em que comemorou os 100 anos. Apesar de ter conquistado o Campeonato Paranaense, o Furacão amargou eliminações na Copa do Brasil e na Sul-Americana e viu o sonho do G6 no Brasileirão, objetivo traçado no início, se transformar no pesadelo do Z4. O ano até começou de forma positiva para o Athletico, que comemorou o centenário no dia 26 de março. O Furacão foi campeão paranaense com certa folga, mas a campanha teve a demissão de Juan Carlos Osorio, justamente depois da única derrota do time na competição, para o Londrina, nas quartas de final.
Osorio foi o primeiro dos três treinadores que caíram. Cuca saiu três meses depois de assumir o cargo, e Martín Varini foi o último a ser demitido, às vésperas do confronto decisivo com o Racing, pelas quartas de final da Sul-Americana. Velho conhecido do torcedor e multicampeão como jogador, Lucho González foi o escolhido para comandar o Athletico na reta final da temporada.
Na Sul-Americana, o Athletico se classificou em segundo no grupo e precisou disputar os playoffs. Avançou ainda até as quartas, mas foi eliminado pelo Racing com uma goleada de 4 a 1, na estreia de Lucho. Na Copa do Brasil, perdeu nos pênaltis para o Vasco, também nas quartas. Na Série A, a briga pelo G6 se transformou em uma luta contra o rebaixamento. O Athletico chegou a ficar 11 jogos seguidos sem vencer no Brasileirão e ocupou o Z4 na reta final.
Na briga para evitar a queda, o Furacão apostou em um “pacto” com o torcedor para retomar a força na Ligga Arena, mas deixou escapar, justamente em casa, duas chances de garantir a permanência: no empate com o Fluminense e na derrota para o Bragantino. Agora chega à última rodada para tentar escapar de uma queda, que mancharia o centenário do clube. O jogo Atlético-MG x Athletico, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, terá transmissão da Globo Minas e da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), afiliada da Globo no Paraná. Os times se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena MRV, que terá portões fechados por conta da punição sofrida pelo Galo por causa da confusão na final da Copa do Brasil.