Athletico-PR vence a 7ª seguida e sobe para 60% de chances de acesso – Veja os destaques da Série B

athletico-pr-vence-a-7a-seguida-e-sobe-para-6025-de-chances-de-acesso-veja-os-destaques-da-serie-b

Chances Série B: Athletico-PR vence a sétima seguida e chega a 60% de possibilidade de acesso

Furacão entra no DE-4 e é o time que mais aumenta a probabilidade de subir para a primeira divisão; Volta Redonda é o time com maior aumento no risco de queda para a Série C

Saiba como funciona o cálculo por trás do percentual de chances da Série B

O returno começou com o Athletico-PR tendo mais risco de cair para a terceira divisão do que de voltar para a elite. Mas você sabe que futebol é dinâmico. Dez jogos depois, ao fim da 29ª rodada e vindo de sete vitórias seguidas, o Furacão entrou no DE-4 e, agora, tem 59,64% de chances de voltar para a Série A. É o maior crescimento na possibilidade de acesso desta rodada. O número dos comandados de Odair Hellmann aumentou em 17,72 pontos percentuais em relação à rodada passada graças à vitória por 1 a 0 em cima do Operário-PR.

Na liderança da Série B neste momento está o Coritiba, que venceu o Avaí por 2 a 0 fora de casa e retomou o posto. Além da primeira colocação, a equipe também é o time com mais chances de subir, com 83,26% no total. A vitória na Ressacada deu ao clube o segundo maior crescimento em relação à rodada passada, com um aumento de 11,82 pontos percentuais.

Athletico volta ao DE-4 da Série B depois de 5 meses

Segundo colocado na tabela, o Goiás é o terceiro time com mais chances de subir para a Série A. Com 70,02%, os goianos viram a possibilidade de acesso diminuir por causa do empate em 0 a 0 com o Atlético-GO em casa, que fechou a 29ª rodada. Por mais que seja um clássico, o Esmeraldino perdeu a oportunidade de vencer, em casa, um adversário do meio da tabela e assumir a liderança. Com isso, perdeu 9,76 pontos percentuais.

A maior diminuição nas chances de acesso nesta rodada ficou com o terceiro colocado, Criciúma. A equipe catarinense foi derrotada em casa por 4 a 2 para o lanterna Paysandu. Líder na 28ª rodada, o Tigre perdeu a primeira colocação e também viu as chances diminuírem para 78,16%, redução de 12,74 pontos percentuais. Apesar de ser o segundo melhor número, vale ligar o alerta já que o Novorizontino, quinto colocado, conquistou apenas dois pontos a menos.

Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, calculamos as chances de cada equipe vencer os jogos restantes realizando 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais. A metodologia empregada está explicada no fim do texto e no vídeo no início da reportagem.

RISCO DE REBAIXAMENTO APÓS A 29ª RODADA

Se o Athletico-PR foi o time que mais cresceu na possibilidade de subir, quem mais aumentou o risco de queda para a Série C foi o Volta Redonda. Em 17º na classificação, o time perdeu fora de casa para o América-MG por 2 a 1 e viu os mineiros se distanciarem do Z-4. Agora, o Voltaço tem 65,39% de possibilidade de ser rebaixado, um crescimento de 15,42 pontos percentuais.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp