Athletico x Fluminense: expulsões e objetos em campo no empate emocionante

Athletico x Fluminense: árbitro detalha expulsões de Ganso e Léo Linck e cita arremesso de objetos

Raphael Claus aponta na súmula os motivos dos cartões, além de rolos de papel higiênico e copos no gramado jogados no gramado em cobrança de escanteio

Com gol no início e pênalti defendido, Athletico empata com o Fluminense

O árbitro Raphael Claus relatou o arremesso de objetos no gramado e também detalhou as expulsões de Léo Linck e de Paulo Henrique Ganso no jogo Athletico 1×1 Fluminense, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No relatório, Claus escreveu que expulsou Ganso aos 48 minutos do segundo tempo por “atingir com a mão espalmada o pescoço do seu adversário”, o atacante Canobbio, quando o jogo estava paralisado para a cobrança de um escanteio do Athletico.

Já o goleiro Léo Linck, do Furacão, foi expulso no banco de reservas, aos 42 minutos do primeiro tempo, ao comemorar o pênalti defendido por Mycael, em batida de Arias. Segundo o árbitro, Léo Linck recebeu o vermelho direto “por se dirigir ao quarto árbitro com o gesto (punhos em sinal de comemoração) falando as seguintes palavras: ‘vai tomar no cu'”.

Claus informou que a torcida do Athletico “arremessou vários rolos de papel higiênico e um copo plástico no campo de jogo” aos nove minutos do segundo tempo, quando Arias se preparava para cobrar escanteio.

O ge tentou contato com o Athletico para comentar sobre os objetos atirados no gramado, porém, até o momento da redação deste texto, não houve resposta. O artigo será atualizado quando o clube emitir um posicionamento.

Athletico e Fluminense ficaram no empate por 1 a 1 na Ligga Arena. Belezi, no início do jogo, abriu o placar para o Furacão, enquanto Arias igualou as ações no segundo tempo, redimindo-se de um pênalti perdido na primeira etapa. Confira mais informações do esporte paranaense em ge.globo/pr.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Copa do Brasil 2025: CBF altera lista de clubes garantidos; Águia de Marabá herdando vaga. Conheça o caso e novos participantes.

DE Copa do Brasil de 2025: CBF realiza análise, e lista dos clubes garantidos sofre alteração; veja
Águia de Marabá herda vaga na competição através do Campeonato Paraense. Com decisão, São Francisco-PA, até então confirmado, é comunicado que está fora do torneio; entenda o caso

Retrospectiva musica conta a história da Copa do Brasil 2024

A lista dos 92 clubes garantidos na disputa da Copa do Brasil de 2025 sofreu uma alteração após uma análise da Confederação Brasileira de Futebol (DE). Na ocasião, o São Francisco-PA, até então confirmado na competição, recebeu um comunicado da entidade, intermediado pela Federação Paraense de Futebol (FPF), que informava que o Águia de Marabá herdaria a terceira vaga do Pará na competição no próximo ano, pois foi o quarto colocado no campeonato estadual.

Com a decisão da CBF, o Águia de Marabá entrou no lugar do São Francisco-PA e, até o momento, está garantido na Copa do Brasil de 2025.

ENTENDA O CASO

O Águia de Marabá se pautava no regulamento em que o quarto colocado no Parazão teria a vaga na Copa do Brasil. Do outro lado, o São Francisco se assegurava no vice-campeonato da Copa Grão-Pará.

Depois do imbróglio, a CBF emitiu um documento e informou que o Águia de Marabá, será o quarto representante paraense na Copa do Brasil em 2025 por causa do seu desempenho no estadual; veja abaixo documento da entidade.

A diretoria jurídica e Diretoria de Competições reiteram, com base nos regulamentos editados pela CBF e nos elementos fáticos já analisados anteriormente, que a distribuição de vaga para a Copa do Brasil 2025 deve seguir a classificação final do Campeonato Estadual Paraense de 2024 e não pode ser atribuída ao vice-campeão da Copa Grão-Pará 2024. Dessa forma, entende-se que a distribuição da vaga na Copa do Brasil de 2025 deve ser direcionada ao Águia de Marabá (4º colocado no Campeonato Estadual Paraense).

LISTA ATUALIZADA DOS CLUBES GARANTIDOS NA COPA DO BRASIL 2025

NORTE

* Acre: Independência-AC e Humaitá;
* Amapá: Oratório e Trem;
* Amazonas: Amazonas e Manaus;
* Pará: Remo, Paysandu, Tuna Luso e Águia de Marabá;
* Rondônia: Barcelona-RO e Porto Velho;
* Roraima: São Raimundo-RR e GAS;
* Tocantins: União-TO e Tocantinópolis.

NORDESTE

* Alagoas: CSE, CRB, ASA e CSA;
* Bahia: Bahia, Vitória, Barcelona de Ilhéus e Jequié;
* Ceará: Ceará, Maracanã, Fortaleza e Ferroviário;
* Maranhão: Sampaio Corrêa e Maranhão;
* Paraíba: Botafogo-PB e Sousa;
* Pernambuco: Sport, Retrô e Náutico;
* Piauí: Altos e Parnahyba;
* Rio Grande do Norte: América-RN, ABC e Santa Cruz-RN;
* Sergipe: Confiança e Sergipe.

CENTRO-OESTE

* Distrito Federal: Capital-DF e Ceilândia;
* Goiás: Atlético-GO, Vila Nova e Aparecidense;
* Mato Grosso: União Rondonópolis, Cuiabá e Operário VG;
* Mato Grosso do Sul: Dourados e Operário-MS.

SUDESTE

* Espírito Santo: Rio Branco-ES e Rio Branco VN;
* Minas Gerais: Tombense, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG, Athletic Club e Pouso Alegre;
* Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Vasco, Botafogo, Portuguesa-RJ, Boavista e Olaria;
* São Paulo: Palmeiras, Santos, Bragantino, Novorizontino, São Paulo, Inter de Limeira, Ponte Preta, Portuguesa, Corinthians e Votuporanguense.

SUL

* Paraná: Athletico-PR, Coritiba, Maringá, Operário-PR e FC Cascavel;
* Rio Grande do Sul: Caxias, Internacional, Juventude, Grêmio, São José-RS e Guarany de Bagé;
* Santa Catarina: Brusque, Criciúma e Concórdia.

MODELO DE DISPUTA

O formato da Copa do Brasil segue sem alterações, com duelos eliminatórios nas suas sete fases:

* Primeira fase: jogo único, com o time de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF sendo o mandante. Em caso de empate, o visitante se classifica. Os duelos com os 80 times serão definidos por sorteio.
* Segunda fase: também em jogo único, tendo o mando de campo da partida definido por sorteio. Em caso de empate, disputa da classificação nos pênaltis.
* Terceira fase: entram os 12 times previamente classificados (Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão) mais as 20 equipes que passaram das duas primeiras fases. Sorteio define os confrontos, com jogos de ida e volta.
* Oitavas de final: jogos de ida e volta, com um sorteio entre os 16 classificados. Todos os clubes poderão se enfrentar.
* Quartas de final: partidas de ida e volta, e um sorteio entre os oito classificados para a formação dos duelos. Todos as equipes poderão se enfrentar.
* Semifinais e Final: duelos de ida e volta, com o mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate na soma dos placares das partidas, decisão nos pênaltis.

FLAMENGO É O ATUAL CAMPEÃO

O Flamengo se sagrou pentacampeão da Copa do Brasil. O Rubro-Negro bateu o Galo por 3 a 1 no jogo da ida e por 1 a 0 no jogo da volta. A primeira partida foi disputada no Rio de Janeiro. A volta em Belo Horizonte. Plata marcou o gol do título do Fla na segunda partida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp