Press "Enter" to skip to content

Atirador que matou 18 pessoas e encontrado morto em rio nos EUA

Última atualização 28/10/2023 | 13:05

O homem suspeito de matar 18 pessoas e ferir 13 em um ataque a tiros em Maine, nos Estados Unidos foi encontrado morto, na noite da última sexta-feira, 27.  O atirador estava sendo procurado por uma grande equipe policial desde a noite de quarta-feira, 25, quando ele invadiu três estabelecimentos, uma pista de boliche, um bar e um depósito e abriu fogo contra civis.

Após uma perseguição de 48 horas Robert Card foi encontrado em um rio com um ferimento de bala. A principal suspeita das autoridades americanas é que ele tenha tirado a própria vida.

De acordo com a AFP o corpo estava perto do centro de reciclagem de onde o suspeito havia sido demitido recentemente. Em uma coletiva, a governadora do Maine confirmou também que o suspeito do ataque havia sido encontrado morto. “Respiro aliviada nesta noite por saber que Robert Card não representa mais uma ameaça para ninguém”, disse Janet Mills em entrevista.

RELEMBRE O CASO

Dois estabelecimentos localizados no distrito de Lewiston, em Maine, nos Estados Unidos, foram atacados, deixando pelo menos 18 pessoas mortas e 13 feridas. A informação foi confirmada pela governadora do estado, Janet Mills, nesta quinta-feira, 26. Na quarta-feira, 25, um homem, identificado como o ex-militar Robert Card, atirou contra as vítimas em um bar e em uma pista de boliche.

Segundo a polícia local, o ex-militar teria dirigido até Lisbon, onde abandonou o veículo e tomou um barco, mas o destino é desconhecido. Mais de 100 policiais participam das buscas pelo atirador.

As autoridades recomendaram ainda que a população da cidade em que o ataque foi realizado e das vizinhas permaneça dentro de casa. Para isso, as instituições de ensino cancelaram as aulas e comércios não abriram as portas.

Esse massacre já é considerado o mais mortal de 2023 nos Estados Unidos, de acordo com o instituto Gun Violence Archive.

“Brincadeira de Halloween”

O prefeito de uma cidade vizinha a Lewinston, Jason Levesque, conversou com sobreviventes do ataque. No diálogo, as pessoas disseram que pensavam que se tratava de “alguma brincadeira de Halloween”. Ao Today Show, ele informou que as pessoas ficaram desorientadas ao perceber o que de fato estava acontecendo.

Afastado

O atirador do ataque é um ex-militar que trabalhou como instrutor de tiro, trabalhando no corpo de reserva do exército norte-americano. Conforme informado, ele havia sido afastado por problemas de saúde mental.

A Força de Segurança do Maine afirmou que o homem relatou ouvir vozes. Ele foi internado em um Centro de Saúde Mental, mas foi liberado após duas semanas.