Última atualização 11/09/2024 | 19:13
O setor de turismo em Goiás apresentou crescimento expressivo em julho de 2024, registrando alta de 5,8% no volume de serviços em comparação ao mesmo período de 2023. Esse resultado positivo, impulsionado pelo desempenho geral do setor de serviços no estado, coloca Goiás em destaque no cenário nacional, com um dos maiores crescimentos do país e superando o patamar pré-pandemia.
“O crescimento das atividades turísticas em julho destaca o potencial do nosso estado como um destino atrativo, que gera oportunidades e fortalece a economia local”, afirma o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
O índice de crescimento em Goiás (5,8%) superou a média nacional, que foi de 3,9% no mesmo período. Com este resultado, Goiás se junta a Rio Grande do Sul (12,2%), Minas Gerais (2,1%) e São Paulo (0,3%) como os estados que puxaram o avanço do turismo no país. Em relação a julho de 2024, as atividades turísticas em Goiás também subiram 3,9% em relação ao mês anterior, após uma alta de 0,5%, na série com ajuste sazonal, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nacionalmente, o segmento de turismo ficou 6,8% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1% abaixo do ponto mais alto da série alcançado em fevereiro de 2014.
Além do turismo, outros serviços também contribuíram para o bom desempenho do setor em Goiás. Serviços prestados às famílias (14%), outros serviços (12,6%) e serviços de informação e comunicação (5,5%) também apresentaram alta em julho de 2024. No acumulado do ano, esses segmentos também demonstram crescimento consistente, com 4,9%, 8% e 7,1%, respectivamente. Em Goiás, o acumulado em 12 meses do setor de serviços, em julho, foi de 1,5%.
O volume de serviços prestados no país segue trajetória de crescimento em julho, apresentando expansão de 1,2% na comparação com junho. Este é o segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 2,9% (junho-julho). Dessa forma, o setor renovou seu patamar recorde, suplantando o nível do mês anterior. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.