Vídeo: ativista trans é agredida por homem em condomínio de São Paulo
O caso de agressão à ativista Iza Potter foi registrado como lesão corporal, após um encontro no domingo (13), na saída de seu edifício no centro de São Paulo. Iza relatou que conheceu o agressor ao voltar de um evento e o convidou para seu apartamento. No entanto, após o encontro sexual, o homem se recusou a sair, ficou agressivo e a acusou de furtar seu celular.
Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que Iza acompanha o agressor até a saída do condomínio, às 05h36 da manhã. Em um breve momento de discussão, o homem a abraça, e ela o afasta. As agressões começam quando a ativista tenta retornar ao prédio. Mesmo nua no chão, ela é agarrada pelo cabelo e impedida de sair, enquanto pede ajuda.
Em vídeos compartilhados em suas redes sociais, a influenciadora exibe hematomas no rosto. Segundo Iza, o agressor mencionava a perda do celular antes mesmo de entrarem no apartamento. A Polícia Militar foi chamada, porém o autor fugiu antes da sua chegada. O caso foi registrado no 78º DP (Jardins) como lesão corporal, e exames foram solicitados ao IML.
Após a ocorrência, a vítima foi informada sobre o prazo para fazer a representação criminal contra o agressor, conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Em declaração nas redes sociais, Iza destacou a violência enfrentada por travestis e mulheres trans, mencionando que a violência física dói, assim como a indiferença também causa dor, destacando a importância de dar visibilidade a essas situações.